Relações entre morfogênese e dinâmica do perfilhamento em pastos de capim-braquiária

  • Manoel Eduardo Rozalino Santos Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia.
  • Dilermando Miranda da Fonseca Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Virgilio Mesquita Gomes Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.

Abstract

A análise conjunta das características morfogênicas e da dinâmica populacional de perfilhos permite compreender os padrões de respostas da planta forrageira ao ambiente. Dessa forma, este trabalho foi conduzido para identificar as relações entre a morfogênese e a dinâmica de perfilhos da Brachiaria decumbens sob lotação contínua com bovinos. Para isso, foram avaliados o aparecimento de folhas e perfilhos, o alongamento de folhas e de colmos, a duração de vida da folha e as taxas de mortalidade e sobrevivência de perfilhos em pastos sob duas estratégias de manejo do pastejo, durante três estações do ano (inverno, primavera e verão). Equações de regressão entre as variáveis respostas foram estimadas. A taxa de aparecimento de perfilho aumentou linearmente em função das taxas de aparecimento foliar (Ŷ=-0,9514 + 385,24X; R²=0,91) e de alongamento de folha (Ŷ=2,5965 + 26,746X; R²=0,88) e de colmo (Ŷ=7,5663 + 117,46X; R²=0,77). Mesmo padrão de resposta ocorreu para a taxa de mortalidade de perfilho. Por outro lado, a taxa de sobrevivência de perfilhos diminuiu de maneira linear em função das taxas de aparecimento (Ŷ=96,26 - 124,19X; R²=0,52) e alongamento (Ŷ=95,653 + 9,1489X; R²=0,56) foliares. A duração de vida da folha promoveu aumento linear na taxa de sobrevivência de perfilhos (Ŷ=78,836 + 0,1085X; R²=0,52). As mudanças nos padrões morfogênicos de perfilhos individuais, que ocorrem durante as estações do ano, modificam a dinâmica populacional de perfilhos no pasto de B. decumbens.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Manoel Eduardo Rozalino Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia.
Professor adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Área de atuação: Pastagem e forragicultura.
Dilermando Miranda da Fonseca, Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.
Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Área de atuação: Pastagem e forragicultura.
Virgilio Mesquita Gomes, Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.
Doutorando do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Área de atuação: Pastagem e forragicultura.
Published
2013-08-08
How to Cite
Santos, M. E. R., Fonseca, D. M. da, & Gomes, V. M. (2013). Relações entre morfogênese e dinâmica do perfilhamento em pastos de capim-braquiária . Bioscience Journal, 30(1). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15195
Section
Agricultural Sciences