Composição centesimal, compostos fenólicos e atividade antioxidante em partes comestíveis não convencionais de seis olerícolas

  • Claudia Maria Tómás Melo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Juliana Vitaliano Faria

Abstract

Este trabalho apresenta resultados da composição centesimal, quantificação de fenólicos e atividade antioxidante de partes comestíveis não convencionais das olerícolas: cenoura, couve em folha, beterraba, repolho verde, brócolis e rabanete. A composição centesimal foi determinada de acordo com a metodologia proposta pelo Instituto Adolfo Lutz, sendo o teor de carboidratos totais obtido pela diferença das outras frações analisadas. O teor de compostos fenólicos foi obtido utilizando o reagente folin-ciocaulteal e curva de calibração com o reagente ácido gálico, enquanto que a atividade antioxidante foi realizada utilizando o reagente de DPPH (1,1-difenil-2-picrilidrazila). Ao nível de 99% de probabilidade, algumas amostras de partes não convencionalmente comestíveis (talos e folhas) apresentaram diferenças significativas em relação à composição centesimal, mas com teores próximos aos obtidos pela parte convencionalmente comestível do vegetal. Em relação à atividade antioxidade, todas as partes comestíveis não convencionais das olerícolas em estudo apresentaram propriedades antioxidantes, entretanto, a intensidade desta ação foi diferenciada entre elas, sendo que talos de brócolis e folhas e talos de beterraba não apresentaram diferenças significativas entre si.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Claudia Maria Tómás Melo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Trabalho nos cursos de Tecnologia em Alimentos, Técnico em Meio Ambiente e Agronomia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, ministrando também a disciplina de Análises de Alimentos para o curso de Mestrado Tecnológico do IFTM.
Published
2013-11-20
Section
Agricultural Sciences