Morcegos de morro de São João, estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil

  • Carlos Eduardo Lustosa Esbérard Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luciana de Moraes Costa UERJ
  • Júlia Lins Luz UFRRJ

Abstract

O Morro de São João é um remanescente de Mata Atlântica formado por um fragmento florestal isolado por matriz de vegetação herbácea e áreas alagadas, a qual vem sofrendo um processo de degradação com a criação de pastagens e áreas residenciais. O objetivo deste trabalho foi apresentar a riqueza e diversidade da fauna de morcegos desse local. Quarenta e uma noites de coleta foram realizadas entre maio de 1997 e junho de 2006. As coletas foram feitas com redes de neblinas armadas na transição do pasto para a floresta e entre as plantações de banana, totalizando 2.385 metros de rede e 394 horas de coleta, resultando em 2.864 redes-hora. Amostragens em refúgios totalizaram 75 horas de trabalho noturno em 12 noites. Foram obtidas 1.124 capturas em redes armadas longe de refúgios e 639 capturas em refúgios ou no acesso a estes, totalizando 1.763 capturas, incluindo 164 recapturas. Foram identificadas 28 espécies de cinco famílias, sendo Carollia perspicillata a espécie predominante em redes longe de refúgios. Molossus rufus, Noctilio leporinus, Phyllostomus hastatus e Myotis nigricans foram capturados em refúgio e em redes de neblina longe destes e Peropteryx macrotis somente foi capturado em refúgio. Apesar de possuir área reduzida, 37,3% das 77 espécies de morcegos ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro foram confirmadas no Morro de São João. A existência de elevada riqueza de espécies de morcegos em um fragmento de tamanho médio não é inesperado, pois estudos anteriores já demonstraram que fragmentos pequenos mantiveram a mesma diversidade da floresta contínua.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Eduardo Lustosa Esbérard, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Phd em ecologia pela UERJ, Doutorado em ecologia pela UERJ, mestrado em Biologia Animal pela UFRRJ. Atualmente é professor adjunto III do Instituto de Biologia da UFRRJ.
Luciana de Moraes Costa, UERJ
Doutoranda em Ecologia-Departamento de ecologia-UERJ e mestre em Biologia Animal pela UFRRJ.
Júlia Lins Luz, UFRRJ
Doutoranda em Biologia Animal-Departamento de Biologia Animal-UFRRJ. Mestre em Ecologia pela UERJ.
Published
2013-04-02
How to Cite
Esbérard, C. E. L., Costa, L. de M., & Luz, J. L. (2013). Morcegos de morro de São João, estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil . Bioscience Journal, 29(2). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14534
Section
Biological Sciences