Relação entre tolerância do milho a baixo teor de fosforo no solo e responsividade a adubação fosfatada

  • Ronaldo Rodrigues Coimbra UNITINS
  • Roberto Fritsche-Neto UFV
  • Diego Barbosa Coimbra UNITINS
  • Lucas Koshy Naoe UNITINS
  • Expedito Alves Cardoso UNITINS
  • Diego Raoni UNITINS
  • Glauco Vieira Miranda UFV

Abstract

Para atender à crescente demanda mundial por alimentos, haverá aumento significativo na fração dos cultivos agrícolas realizados em solos de baixa fertilidade. Com isto, diversos programas direcionaram o melhoramento de plantas para condições de estresse por baixa disponibilidade de fósforo (P). Neste contexto, duas estratégias podem ser consideradas: tolerância à baixa disponibilidade de P no solo e responsividade a sua disponibilidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a relação entre tolerância a baixos níveis de P no solo e responsividade à adubação fosfatada em cultivares de milho tropical. Foram conduzidos dois experimentos no complexo de Ciências Agrárias da UNITINS (48°21"47'W; 10°24"09'S), Palmas, TO, no ano agrícola de 2004/2005. Nestes, foram avaliados 36 cultivares comerciais em duas condições contrastantes de disponibilidade de P no solo. O delineamento experimental utilizado foi látice simples (6 x 6), sendo a parcela experimental constituída de duas linhas de 5,0 m, espaçadas por 1,0 m, com densidade de semeadura de 50.000 plantas.ha-1. Foi avaliada a produtividade de grãos e os índices a) resposta à disponibilidade do nutriente, b) eficiência no uso de P em baixa disponilibilidade deste (considerado como tolerância). As cultivares mais responsivas foram NB 7361, BALU 551, SHS 4070 e SHS 4080. Por outro lado, as cultivares mais tolerantes foram XB 7253, AG 7040, CD 308, CD 307 e XB 2271. Foi observada relação negativa entre tolerância e responsividade (-0,58**) em cultivares de milho tropical.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roberto Fritsche-Neto, UFV
Possui graduação em Agronomia pela FAEM/UFPel (2006), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP (2008) e doutorado em Genética e Melhoramento pela UFV (2011). Atualmente é professor de melhoramento de plantas alógamas (milho) na UFV . Desenvolve seus trabalhos principalmente nas áreas de genética quantitativa, estatística genômica e melhoramento de plantas para condições de estresses abióticos.
Published
2014-02-07
How to Cite
Coimbra, R. R., Fritsche-Neto, R., Coimbra, D. B., Naoe, L. K., Cardoso, E. A., Raoni, D., & Miranda, G. V. (2014). Relação entre tolerância do milho a baixo teor de fosforo no solo e responsividade a adubação fosfatada . Bioscience Journal, 30(2). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13641
Section
Agricultural Sciences