Efeito da adubação verde e época de semeadura de cultivares de feijão, sob sistema plantio direto, em região de cerrado

  • Lilian Christian Domingues de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
  • Marco Eustáquio de Sá UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
  • Mariana Pina da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
  • Fabiana LIma Abrantes UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
  • Helena Masumi Simidu Eng° Agr°, Dr. Servidor Público na Subprefeitura de Perus São Paulo
  • Natália Arruda Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
  • Walter Veriano Valério Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J

Abstract

Culturas de cobertura são utilizadas com a finalidade de manter palha sobre o solo, com o intuito de melhorar as características físicas, químicas e biológicas dos solos cultivados e melhorar a sustentabilidade da produtividade de grãos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de plantas de cobertura e épocas de semeadura no outono/inverno sobre os componentes de produtividade de três cultivares de feijão, em semeadura direta em condições de cerrado. O trabalho foi conduzido na Fazenda de Ensino Pesquisa da Faculdade de Engenharia-UNESP- Câmpus de Ilha Solteira, situada no município de Selvíria-MS. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados e os tratamentos foram dispostos em faixas em esquema fatorial 5x2x3, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por plantas de cobertura (milheto, feijão-de-porco, crotalária, mucuna-cinza e pousio), duas épocas de semeadura (abril e maio) e cultivares de feijão (Pérola, IAC Tunã e Carioca Precoce) em dois anos de experimento (2007/08 e 2008/09). Foram avaliados: estande final de plantas, número médio de vagens por planta, número médio de sementes por vagem, massa de 100 sementes e produtividade de sementes. As plantas de cobertura crotalária e milheto apresentaram maior quantidade de biomassa fresca nos dois anos de cultivo, sendo recomendadas para a nossa região. A produtividade das sementes variou em função do ano de cultivo, porém a cultivar IAC Tunã se mostrou mais estável para as variáveis analisadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lilian Christian Domingues de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
AVENIDA BRASIL NORTE N. 680 APARTAMENTO 106 ILHA SOLTEIRA SP CEP 15385000
Marco Eustáquio de Sá, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
Professor Titular do Departamento de Fitotecnia e Tecnologia de alimentos e Sócio-Economia, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Mariana Pina da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
Eng° Agr°, Pós-graduanda do Departamento de Tecnologia de alimentos e Sócio-Economia, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fabiana LIma Abrantes, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "J
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÍLIO DE MESQUITA FILHO"
Published
2012-10-04
How to Cite
Souza, L. C. D. de, de Sá, M. E., da Silva, M. P., Abrantes, F. L., Simidu, H. M., Arruda, N., & Valério Filho, W. V. (2012). Efeito da adubação verde e época de semeadura de cultivares de feijão, sob sistema plantio direto, em região de cerrado . Bioscience Journal, 28(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13317
Section
Agricultural Sciences