Cultivo da tilápia do nilo em tanques-rede circulares e quadrangulares em duas densidades de estocagem

  • Glacio Souza Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • José William Alves da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Tales da Silva Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Rafael Lustosa Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Wladimir Ronald Lobo Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Abstract

O presente experimento avaliou o efeito da densidade de estocagem no desempenho zootécnico da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, cultivada em tanques-rede circulares, com volume de 3,14 m3 e quadrangulares de 3,00 m3. Foram utilizadas densidades de estocagem de 100 e 150 peixes m-3 (p. m-3) em ambos os tipos de tanques-rede como diferentes tratamentos, cada um com cinco repetições, com peixes apresentando pesos e comprimentos médios iniciais de 80,00±2,56 g e 15,25±0,18 cm, respectivamente. Durante o experimento (112 dias), os animais foram alimentados seis dias por semana e quatro vezes ao dia com ração extrusada balanceada contendo 32% de proteína bruta, numa taxa de 5,5% da biomassa até o peso médio dos indivíduos atingir 300 g e, a partir desse momento, foi gradativamente reduzida até 2,0% da biomassa, em duas refeições diárias, no final do experimento. Também foi realizada uma análise econômica do cultivo, em cada tratamento, levando em consideração os custos com os peixes, a ração e mão-de-obra. A análise do peso médio final e biomassa dos peixes mostraram um desempenho significativamente melhor (p<0,01) em tanques-rede quadrangulares na densidade de 150 p. m-3. Porém, o ganho de peso médio diário e a conversão alimentar aparente foram significativamente melhores (p<0,01) em tanques-rede circulares na densidade de 100 p. m-3. Com este trabalho, foi demonstrado um melhor desenvolvimento da tilápia do Nilo em tanques-rede circulares, utilizando uma baixa densidade de estocagem. Além disso, a receita líquida, por quilo de peixe produzido, também foi maior nos tanques-rede circulares na menor densidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Glacio Souza Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Engenheiro de Pesca, Professor de Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
José William Alves da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Estudante de graduação em Engenharia de Pesca, CCA/UFC, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Tales da Silva Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Estudante de graduação em Engenharia de Pesca, CCA/UFC, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Rafael Lustosa Maciel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Estudante de graduação em Engenharia de Pesca, CCA/UFC, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Wladimir Ronald Lobo Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Engenheiro de Pesca, Professor Dr. do Departamento de Engenharia de Pesca, CCA/UFC, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Published
2011-10-05
How to Cite
Araujo, G. S., Silva, J. W. A. da, Moreira, T. da S., Maciel, R. L., & Farias, W. R. L. (2011). Cultivo da tilápia do nilo em tanques-rede circulares e quadrangulares em duas densidades de estocagem . Bioscience Journal, 27(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11646
Section
Agricultural Sciences