Produção e composição química de hortaliças folhosas em hidroponia

  • Silvana Ohse UEPG
  • Sabrian Matos Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Bráulio Luciano Alves Rezende Instituto Federal do Espírito Santo
  • Jorge Barcelos de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Augusto Manfron Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Durval Dourado Neto Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP)

Abstract

O cultivo hidropônico de hortaliças folhosas vem crescendo acentuadamente nos últimos anos, no entanto, pouco se sabe sobre sua composição química, o que é de extrema importância, tendo em vista a mudança de hábito alimentar de uma fração considerável da população brasileira que busca alimentos de qualidade. Por essa razão, as culturas de agrião, chicória, rúcula e alfaces americana (cv. Lucy Brown) e lisa (cv. Regina) foram produzidas em hidroponia, sistema NFT, buscando-se avaliar o rendimento, teor de nitrato e composição centesimal. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), no período de maio a julho de 2004, sob delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições. O espaçamento utilizado foi de 25 cm x 25 cm para as culturas do agrião, chicória e alface (cv. Lucy Brown e cv. Regina) e de 5 cm x 5 cm para a rúcula. A alface cv. Regina e a chicória apresentaram maior número de folhas por planta. O agrião apresentou menor teor de água e maior fitomassa seca da parte aérea. Maior incremento de fitomassa fresca foi obtido na chicória, alface cv. Lucy Brown" e cv. Regina. Maiores teores de lipídios, proteína, resíduo mineral, carboidratos, valor calórico, nitrato e de fibra foram obtidos no agrião. A rúcula apresentou menores valores para as variáveis fitomassa fresca e seca da planta inteira, da parte aérea e da raiz, e número de folhas por planta. Todas as culturas apresentaram boa aparência visual, baixo valor calórico e teores de nitrato adequados ao consumo humano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvana Ohse, UEPG
Possuo graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2000). Atualmente sou professora, nível Adjunto B, de Fisiologia Vagetal no Curso de Graduação e Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possuo experiência na área de Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nas seguintes áreas: crescimento e desenvolvimento das culturas de milho, soja, feijão, girassol e linho; hidroponia da alface com ênfase na composição química; tratamento de sementes com fitoreguladores e cultivo de microalgas.
Sabrian Matos Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Mestre em Ciência dos alimentos
Bráulio Luciano Alves Rezende, Instituto Federal do Espírito Santo
Prof. Dr. em Agronomia, Coordenadoria de Química.
Jorge Barcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina
Eng. Agrônomo. Dr. Prof. de Hidroponia.
Paulo Augusto Manfron, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
Eng. Agrônomo, Dr. Prof. titular de Ecofisiologia vegetal.
Durval Dourado Neto, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP)
Eng. Agrônomo, Dr. Prof. titular de Agricultura Irrigada.
Published
2012-04-03
How to Cite
Ohse, S., Carvalho, S. M., Alves Rezende, B. L., de Oliveira, J. B., Manfron, P. A., & Dourado Neto, D. (2012). Produção e composição química de hortaliças folhosas em hidroponia . Bioscience Journal, 28(2). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/10050
Section
Agricultural Sciences