A fotomontagem no Brasil: uma trajetória possível

  • Annateresa Fabris
Palavras-chave: fotomontagem, Valério Vieira, Gilberto Rossi

Resumo

Esta palestra aborda a utilização de processos de montagem pelos estúdios fotográficos brasileiros, que têm como resultado retratos duplos e múltiplos, retratos-mosaico, retratos sem cabeça e fotografias espíritas, entre outras. Além disso, são analisadas as singularidades de algumas fotomontagens de Valério Vieira e Gilberto Rossi e o uso de processos de montagem na produção de cartões-postais nas primeiras décadas do século XX.

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Biografia do Autor

Annateresa Fabris

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da USP. Autora, entre outros livros, de A fotografia e a crise da modernidade. Belo Horizonte: C/Arte, 2015.

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Publicado
2020-06-10
Como Citar
Fabris, A. (2020). A fotomontagem no Brasil: uma trajetória possível. Artcultura, 22(40), 6-27. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56962
Seção
Palestra