Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba canção

  • Cláudia Neiva de Matos

Resumo

As operações classificatórias fundadas na noção de gênero, que atravessa toda a história a crítica literária, suscitam uma problemática específica quando aplicadas às formas da canção popular folclórica e mediatizada. Tomando por exemplo os casos do samba e do samba-canção, tento discernir algumas questões e dificuldades que se apresentam ao pesquisador no mapeamento da poética desses materiais. Esse mapeamento deve, por um lado, construir uma visão sistêmica que articule de modo objetivo e consistente as várias dimensões culturais e semióticas do material; por outro lado, não pode desconsiderar a relevância de denominações e circunscrições temáticoestilísticas consagradas pelo uso corrente. Nesse âmbito de questões, serão consideradas propostas de estudiosos como Dan Ben Amos, Carlos Sandroni, José Ramos Tinhorão, Beatriz Borges e Luiz Tatit.

palavras-chave: gênero; canção popular; samba; samba-canção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Neiva de Matos

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq. Coorganizadora, entre outros livros, de Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

Publicado
2015-03-05
Como Citar
de Matos, C. N. (2015). Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba canção. Artcultura, 15(27). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29339
Seção
História & Música