Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Artcultura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O material para publicação deverá ser encaminhado para artcultura@inhis.ufu.br, em Word 7.0 ou compatível. O nome do autor deve vir acompanhado de informações especificando a atividade que exerce, a instituição (se for o caso) em que trabalha e itens básicos de seu currículo.

  2. Os artigos (com títulos em português e em inglês) deverão conter intertítulos, sem alusão a Introdução e Conclusão, e se estender por 15 a 25 páginas, enquanto as resenhas deverão ter entre 4 e 6 páginas. Os textos deverão ser digitados com letra Times New Roman tamanho 12, em espaço 1,5 (margens superior e inferior à base de 3 cm; margens laterais, 2,5 cm).

  3. A simples remessa de originais implica autorização para publicação, incluídas eventuais alterações decorrentes do processo de revisão.
  4. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.
  5. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor
  6. As notas deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, em ordem crescente, e listadas no rodapé da página. Ao mencionar uma obra pela primeira vez, fazer citação bibliográfica completa. Em caso de nova referência a ela, utilizar o padrão SOBRENOME, Nome, op. cit., p., ou idem, ibidem, quando for o caso de uma segunda citação consecutiva de um mesmo autor e/ou de uma mesma obra.
  7. Serão admitidas notas, desde que imprescindíveis e limitadas ao menor número possível.
  8. As notas devem ser digitadas em espaço simples, com caracteres tamanho 10.
  9. Para as citações com mais de cinco linhas, não é preciso abrir e fechar aspas, bastando colocar o trecho em itálico, proceder ao recuo das margens e digitá-lo em letra com tamanho 11, em espaço simples. Quanto ao mais, as palavras em itálico devem ser reservadas tão somente para expressões em idioma estrangeiro.
  10. Para as citações com cinco linhas ou menos que apareçam no corpo principal do texto, simplesmente
    “abrir” e “fechar” aspas, sem recorrer a itálico ou a recuo das margens.

  11. A revista não publica bibliografia ao final dos textos.
  12. Os artigos devem vir acompanhados de resumo (em torno de 10 linhas), abstract, 3 palavraschave e 3 keywords.
  13. Os artigos podem ser acompanhados de imagens (reduzidas ao mínimo indispensável), em formato JPG e com resolução de 300 dpi, enviadas em pen drive e separadas do texto.
  14. Padrão para citação

    Livro:

    SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação, página citada (p.) ou páginas citadas (p.).
    Ex.: DOSSE, François. História e Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2004, p. 65.
    Se houver subtítulo, este deve aparecer sem itálico.
    Se houver outra edição do mesmo livro, esta deve ser indicada logo após o título.


  15. Padrão para citação

    Coletânea:

    SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em itálico. Local de publicação: Editora, data, página citada.

    Ex.: ABREU, Martha. Cultura política, música popular e cultura afro-brasileira: algumas questões para a pesquisa e o ensino de história. In: SOIHET, Rachel et alii (orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Faperj/Mauad, 2005, p. 410.

  16. Padrão para citação

    Artigo:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, volume e número, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, página citada.

    Ex.: NEVES, Lucilia de Almeida. Memória e História: potencialidades da História Oral. ArtCultura, v. 5, n. 6, Uberlândia, jan.-jun. 2003, p. 33.

  17. Padrão para citação

    Tese acadêmica:

    SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, Local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.

    Ex.: MORETTIN, Eduardo Victorio. Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: uma análise de filme. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – ECA-USP, São Paulo, 2001, p. 40.

  18. Padrão para citação

    Documentos eletrônicos:

    AUTOR(ES). Denominação ou Título. Indicações de responsabilidade. Data. Informações sobre a descrição do meio ou suporte.

    Obs.: para documentos on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em” e a data de acesso ao documento, antecedida por “Acesso em”.

    Ex.: GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. Troca de noivos na família imperial! 2003. Disponível em <http://www.nossahistória.net>. Acesso em 1 set. 2004.

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.