Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não publicada em outros periódicos nacionais ou internacionais, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em \"Comentários ao editor\".
  • Trabalhos publicados em anais de eventos científicos podem ser submetidos, desde que o autor informe para o editor, no momento da submissão, e que os trabalhos estejam em forma final de artigo para publicação em periódico;
  • Não será permitida a (re)submissão à  revista de trabalhos que já passaram pelo processo de avaliação por pares e foram rejeitados, mesmo havendo alterações;
  • Cada submissão deverá ter no máximo 5 autores e, para os trabalhos com mais de um autor, os nomes devem ser ordenados de acordo com a contribuição de cada autor para o trabalho. E o número de submissões por autor limita-se a duas por ano, independentemente de sua posição na autoria;
  • Os autores deverão concordar, no momento da submissão de seu trabalho, com a cessão dos direitos de utilização do trabalho para sua devida publicação no periódico, em caso de o referido trabalho ser aprovado, e, nos casos de publicação de traduções serão respeitados os outros detentores dos direitos autorais.
  • Trabalhos cujo objeto de pesquisa e intervenção é o ser humano devem apresentar obrigatoriamente, já na submissão, a aprovação do protocolo de pesquisa por um comitê de ética institucional;
  • Eventualmente, se for constatada a prática de plágio ou de outro tipo de prática inaceitável de pesquisa em artigos publicados pelo periódico, o fato será analisado pelo Conselho Editorial que irá deliberar sobre o encaminhamento do processo ao Comitê de Ética da Universidade Federal de Uberlândia;
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Para a submissão devem ser respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada idioma de submissão: português, inglês e espanhol.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

Diretrizes de submissão sobre mérito e conteúdo dos trabalhos

  • Adequação com a linha editorial
  • Adequação ao estilo APA de citação e referência adotado pela revista
  • Respeito as normas da linguagem culta (ortografia, regência, concordância, sem vícios de linguagem)
  • Ser aprovado em teste antiplágio
  • Originalidade e relevância do tema
  • Contribuição para a Administração claramente apresentada

 

Estrutura dos artigos

 

  • Título: conciso e representativo da temática estudada.
  • Autores: a submissão não pode conter nenhuma forma de identificação dos autores do trabalho; os nomes e as instituições de vínculo dos autores serão acrescentados somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas.
  • Resumo: com indicação de problema ou hipóteses de pesquisa, objetivo, abordagem teórica, metodologia e principais resultados.
  • Introdução: contemplar problema ou hipóteses de pesquisa, objetivo, abordagem teórica e metodológica e justificativas.
  • Fundamentação teórica: adoção de literatura pertinente, nacional e estrangeira, e adequação entre a literatura clássica e atualizada conforme a temática; consistência teórica com o objetivo e problema/hipóteses centrais de pesquisa.
  • Metodologia ou Procedimentos metodológicos (pertinentes aos estudos empíricos): adequação do método com os objetivos e o problema/hipóteses centrais da pesquisa; descrição do público pesquisado; procedimentos de coletas de dados e de análise dos dados clara e totalmente descritos.
  • Resultados: consistência da análise e articulação entre resultados, teorias/conceitos e metodologia; análise que responde a problematização pesquisada
  • Conclusão ou Considerações finais:  descreve as implicações da pesquisa, as contribuições para o campo de conhecimento em Administração, para a prática gerencial e/ou para a sociedade; as limitações do estudo e sugestões para futuras pesquisas (pertinentes aos estudos empíricos).
  • Referências: caracterizadas pela coesão com o tema e a questão de pesquisa; adequação entre a literatura clássica e atualizada com citação de artigos de publicação nacional e estrangeira.

 

Diretrizes de submissão sobre autoria:

I - um autor ou autora só poderá submeter dois artigos por ano, independentemente da sua posição na autoria do trabalho;

II - as submissões devem ser enviadas por meio eletrônico, conforme orientações disponibilizadas no site da Revista;

III - é necessário que os autores façam o seu cadastro na revista a partir da criação de um login e uma senha, e sigam as orientações de submissão disponibilizadas no website da revista.

 

Diretrizes de submissão sobre estrutura:

I - título em negrito, centralizado, com as letras iniciais das principais palavras em maiúsculo;

II -  título no idioma de submissão e em inglês;

III - informações fornecidas em arquivo separado: nome completo e por extenso do(s) autor(es), indicados na ordem de contribuição para o trabalho; filiação científica do(s) autor(es) com o nome da universidade e em seguida o nome da Faculdade ou do Instituto; titulação do(s) autor(es); e-mail; telefone; endereço para correspondência;

IV - para artigos teóricos e empíricos e ensaios, fornecer resumo no idioma do texto original (de 200 até 250 palavras), duas linhas abaixo do título do trabalho, sem recuo e digitado em espaço simples;

V - indicar até cinco palavras-chave uma linha abaixo do resumo, digitadas em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula;

VI - duas linhas após as palavras-chave, inserir abstract e keywords (em inglês), seguindo as mesmas orientações para o resumo e palavra-chave;

VII - a Introdução, considerada a primeira seção do trabalho, deve ser inserida duas linhas abaixo das key words;

VIII - os títulos das seções (Introdução, Referencial teórico, Procedimentos metodológicos, Apresentação e análise dos resultados, Conclusões, Referências) devem ser alinhados à  esquerda e estar em negrito e sem recuo, cada seção deve ser separada do texto anterior em espaço duplo;

IX - citações e referências devem utilizar autor e data seguindo total e exclusivamente as normas da APA;

X - indicação de página nas citações diretas e na lista de referência, quando for o caso, devem seguir as normas da APA;

XI - notas de rodapé só devem ser inseridas quando estritamente necessárias e devem ser colocadas ao final do texto (após as conclusões e antes das referências), com numeração sequencial, sem recuo de parágrafo;

XII - agradecimentos às agências de financiamento da pesquisa e aos pareceristas devem ser colocadas em notas de rodapé.

 

Diretrizes de submissão para formatação

Os trabalhos submetidos para a MiP devem ser editados em Word 2000 ou versões posteriores e devem adotar as normas da American Psychological Association (APA), conforme segue:

I -  tamanho do papel: A4 (29,7 por 21 cm);

II - margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2 cm);

III - tipo de fonte: Times New Roman;

IV - tamanho da fonte: 12;

V - os trabalhos devem ser digitados em espaço 1,5 e devem ter o máximo de: 25 páginas para artigos teóricos e empíricos e ensaios, 5 páginas para resenhas bibliográficas, 1 página para notas bibliográficas;

VI - espaçamento do parágrafo: com recuo e espaçamento 1,5;

VII - título em português e em inglês: em negrito, fonte tamanho 14, centralizado;

VIII - na submissão de artigos teóricos e empíricos e ensaios, além do trabalho, deverão ser submetidos título, resumo e palavras-chave. Resumo no idioma do trabalho e abstract em inglês: sem recuo, com o mínimo de 200 e o máximo 250 palavras. Palavras-chave em português e key words em inglês: cinco palavras, sem recuo;

IX - as citações devem seguir o formato indicado pela APA. As citações diretas curtas ou aquelas com até 40 palavras devem ser inseridas entre aspas duplas no texto. As citações diretas longas ou acima de 40 palavras devem ser destacadas do texto com recuo 0,3 cm do início do parágrafo (para todas as linhas da citação) e deve ser escrita com fonte tamanho 12, sem aspas e em espaço simples. Em casos de supressão ou inclusão de palavras em citações diretas curtas ou longas devem ser utilizados colchetes. Em caso em que é necessário marcar ou isolar um termo dentro das aspas duplas, deve-se fazer uso de aspas simples;

X - ilustrações devem seguir as normas da APA: tabelas e figuras (são tratados como figuras: quadros, gráficos, mapas, fotos, desenhos) devem ser legíveis e inseridas no texto com numeração sequencial de acordo com o tipo de ilustração. Devem ser informadas no corpo do texto pelo nome designativo e pelo número e devem se inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere. As ilustrações devem ser identificadas, com o tipo que a designa, um número (arábico), um título (fonte tamanho 11). Para Tabelas, essa identificação deve ser posicionada na parte superior, e alinhada à esquerda com o início da Tabela. Abaixo da Tabela, alinhado à esquerda, deve ser informada a(s) fonte(s), seguindo as normas da APA. Para Figuras, a identificação deve ser posicionada na parte inferior e alinhada à esquerda da ilustração. Abaixo da identificação da ilustração, deve ser informada a(s) fonte(s), seguindo as normas da APA. Quando necessário, devem ser indicadas legendas (fonte tamanho 10) na parte inferior e alinhadas à esquerda. As Figuras devem ser inseridas no formato GIF ou JPG. A fonte dentro das ilustrações deve ser tamanho 10. Quadros são fechados nas laterais e figuras têm as laterais abertas;

XI - as referências devem seguir o formato indicado pela APA e serem indicadas em uma seção própria com o título Referências (sem recuo), duas linhas abaixo do final do texto, e deverão seguir a ordem alfabética, iniciando com o sobrenome do primeiro autor dos trabalhos referenciados no texto;

XII - letras em itálico devem ser utilizadas somente em palavras ou expressões estrangeiras, exceto em nomes próprios, e devem ser acompanhadas da correspondente tradução;

XIII - letras em negrito devem ser utilizadas apenas no título do trabalho e em títulos de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.