O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao Editor'.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está diagramado no Template indicado pela Revista.
  • Modelo de Ficha de Avaliação

Diretrizes para Autores

1. Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista Obutchénie.

2. Informamos que todos os textos submetidos à revista Obutchénie são escrutinados para o impedimento de plágio.

3. A Revista Obutchénie aceita para publicação artigos inéditos em sua especialidade: didática desenvolvimental e psicologia pedagógica na perspectiva histórico-cultural, conforme temáticas definidas para publicação (no caso dos números temáticos), por meio da aprovação de propostas.

4. A Revista Obutchénie aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. Todos os artigos devem estar formatados segundo o padrão da folha de estilos da revista, disponível aqui.

5. Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) manterá(ão) seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pea revista (conforme seção Declaração de Direito Autoral, abaixo); o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista Obutchénie e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

6. Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc. Modelo de ficha de avaliação.

7. Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista.

8. Haverá uma segunda (ou terceira) rodada(s) de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

9. Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou co-autor (es) em cada número da revista.

10. Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

11. Os textos submetidos à Revista deverão ser digitados no "Template da Revista Obutchénie" e conforme as orientações a seguir. 

 

Das normas para a apresentação dos originais

 

Art 20º As matérias deverão atender às seguintes configurações (baixar folha de estilo da revesta):

Tamanho do papel: A4;

Margens: superior e inferior (3 cm), direita e esquerda (2,5 cm);

Fonte: Century Schoolbook;

Tamanho: corpo 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Citações acima de 3 linhas: recuo de 4 cm, tamanho 11, espaçamento simples;

Citações abaixo de 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas;

Citações diretas: Após as citações apresentar entre parênteses sobrenome com apenas a primeira letra em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação e da indicação do número de página (Mumford, 1949, p.513).

Citações indiretas: Após as citações apresentar entre parênteses sobrenome com apenas a primeira letra em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação (Barbosa, 1980).

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, tamanho 10;

Notas de rodapé: sem recuo, tamanho 10. As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

Financiamento: referências a agencias de fomento que apoiam os trabalhos devem ser apresentadas em nota de rodapé na primeira página do texto.

 

Art. 21º Os trabalhos deverão respeitar a seguinte estrutura:

a) Título centralizado, seguido da tradução do título para o inglês, centralizada (no caso de um artigo em inglês, tradução para o português);

b) Resumo, no idioma do texto (entre 100 e 250 palavras), duas linhas abaixo do título, sem adentramento e em espaçamento simples;

c) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, em maiúscula, separadas por ponto;

d) Abstract e keywords duas linhas abaixo das palavras-chave, no caso de textos em inglês, a tradução seria para o português.

e) Texto: duas linhas abaixo das keywords, em espaçamento 1,5 e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento, sendo numerados (numeração romana) desde o início (com exceção da introdução e das referências).

f) Referências duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto, seguindo as normas da ABNT. Após as referências, é facultativo apresentar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica, seguindo as normas da ABNT.

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais. São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line - Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

 

Art 22º As matérias devem seguir as seguintes orientações específicas:

I - Para artigos:

a) ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas com espaço 1,5;

b) refletir a existência de um problema relevante;

c) significar algum tipo de avanço na reflexão ou na ciência;

d) ter um posicionamento do autor sobre o tema em questão;

e) apresentar suporte científico e/ou citações bibliográficas corroborando as principais afirmações enunciadas;

f) ter claro suporte de referências;

g) evitar excesso de citações e afirmativas sem respaldo nos fatos ou em obras de referência;

h) apoiar-se em argumentos consistentes;

i) apresentar coerência textual e correção gramatical;

j) atender às normas da ABNT.

II - Para biografias:

a) ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas com espaço 1,5;

b) referir-se a pensadores de interesse nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica;

c) apresentar clara caracterização da vida do pensador em foco, bem como de suas principais contribuição para as áreas de interesse da Revista

III - Para resenhas:

a) ter, no máximo, 8 (oito) páginas com espaço 1,5;

b) referir-se a obras de interesse nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica;

c) apresentar clara noção da obra, de seu autor, das ideias nela contidas, bem como o posicionamento do resenhador e sua recomendação ou não da obra;

IV - Para entrevistas:

a) ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas com espaço 1,5;

b) referir-se a personalidades que tragam contribuições relacionadas às áreas de interesse da Revista;

c) tratar de conteúdo de cunho acadêmico-científico que tragam contribuições para o foco da Revista

d) estar acompanhada de documentação comprobatória da aprovação do entrevistado para sua publicação

V - Para dossiês:

a) reunir até 6 textos, que atendam às normas apresentadas para submissão de artigos;

b) serem organizados e propostos por especialistas nas áreas de interesse da Revista, a partir de temáticas afins que coadunam as discussões dos diferentes artigos apresentados;

c) ter aprovação prévia da Diretoria;

d) ter a publicação de cada texto condicionada à sua aprovação por pareceristas, indicados pela Diretoria, seguindo os critérios de avaliação estabelecidos para as colaborações.

VI - Para traduções:

a) respeitar o número de páginas do original, correspondente a aproximadamente a extensão de um artigo científico;

b) ser de autoria de personalidades de reconhecimento acadêmico e intelectual nas áreas de interesse da Revista;

c) referir-se a textos acadêmico-científico que tragam contribuições relacionadas às áreas de interesse da Revista;

d) garantir o caráter inédito da tradução na língua portuguesa;

e) apresentar rigor técnico, que preserve a legitimidade do teor contido no original;

f) ter sua publicação condicionada à revisão técnica indicada pela Diretoria, com os créditos do revisor na publicação;

g) ter a publicação condicionada à sua aprovação pela Diretoria.

h) estar acompanhada de documentação comprobatória de cessão de direitos autorais.

VII - Para Resumo de teses e dissertações:

a) ter entre 6 (seis) e 8 (oito) páginas com espaço 1,5;

b) tratar-se de temática de interesse e relevância para o escopo da Revista;

c) conter dados relevantes, que representem o avanço na ciência na área de interesse da Revista;

d) trazer de forma clara o problema, os objetivos, a fundamentação teórico-metodológica, os principais resultados, bem como as conclusões da pesquisa desenvolvida.

 

Art 23º As normas acima devem ser integramente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.