OBUTCHÉNIE. REVISTA DE DIDÁTICA E PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à  investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração:

a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica;

b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Ano de fundação: 2017
  • E-ISSN: 2526-7647 (on-line)
  • E-mail: revistaobutchenieufu@gmail.com
  • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU
  • Editora: EDUFU

 

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, com E-ISSN 2526-7647, criada em 2017 como publicação periódica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI) está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. A Revista é editada em volumes anuais compostos por três números regulares, publicados em separado, quadrimestralmente, e disponibilizados apenas pela Internet no endereço: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie.

 

FOCO E ESCOPO

A Revista tem como foco os processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento pautados numa abordagem dialética materialista. Nesse sentido, tem como propósito a divulgação de estudos e pesquisas voltados para a didática (geral e específicas), para a psicologia pedagógica, a formação de professores, as práticas de ensino, os aspectos históricos, biografias e os fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino nessa abordagem.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas de didática e psicologia pedagógica, sob a base teórica do materialismo dialético. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam doutores, reconhecidos nos temas tratados, vinculados a instituições nacionais e internacionais. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três doutores no assunto, na condição de pareceristas "ad hoc" e dos membros da diretoria.

 

PUBLICAÇÃO

 

INDEXADORES

 

 

 

PERIODICIDADE

São características da Revista:

a) Periodicidade quadrimestral

b) Estrutura interna composta de: editorial, artigos, biografias, resenhas, entrevistas, dossiês, traduções, resumos de dissertações e teses, documentos, entre outros.

 

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todos os textos submetidos ao periódico científico Ensino em Re-Vista são escrutinados para o impedimento de plágio por meio do software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br). Quando constatado plágio, o texto é recusado. A tolerância de autoplágio é de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual.
 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO

A revista usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

 

PARECERISTAS 

PARECERISTAS AD HOC 2019

          Adriana de Fátima Franco – Universidade Estadual de Maringá – UEM
          Albertina Mitjáns Martínez – Cuba – Universidade de Brasília – UnB
          Ana Paula Petroni – Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas
          Armando Marino Filho – Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT
          Carolina Picchetti Nascimento – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
          Cassiana Magalhães – Universidade Estadual de Londrina – UEL
          Cláudia Aparecida Valderramas Gomes – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP / Assis
          Cristina Massot Madeira Coelho – Universidade de Brasília – UnB
          Daniel Magalhães Goulart – Universidade de Brasília – UnB
          Daniele Nunes Silva Henriques – Universidade de Brasília – UnB
          Debora Cristina Piotto – Universidade de São Paulo – USP / SP
          Elieuza Lima – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/Marília
          Fernanda Coelho Liberali – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
          Geandra Claudia Silva Santos – Universidade Estadual do Ceará – UECE
          Graziela Lucchesi – Universidade Estadual de Maringá – UEM
          Herculano Ricardo Campos – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
          José Fernando Patino Torres – Universidade Federal do Tocantins – UFT
          Juliana de Castro Chaves – Universidade Federal de Goiás – UFG
          Luana Maribele Wedekin – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/Bauru
          Lúcia Pereira Leite – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/Bauru
          Luciana de Oliveira Campolina – Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
          Luciane Schlindwein – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
          Maria Carmen Villela Rosa Tacca – Universidade de Brasília – UnB
          Marilda Gonçalves Dias Facci – Universidade Estadual de Maringá – UEM
          Marisa Eugênia Melillo Meira – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/Bauru
          Maristela Rossato – Universidade de Brasília – UnB
          Melissa Rodrigues de Almeida – Universidade Federal do Paraná – UFPR
          Neusa Maria Marques de Souza – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
          Nilson Berenchtein Netto – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Priscila Nascimento Marques – Universidade de São Paulo – USP/SP
          Ruben de Oliveira Nascimento – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Silvana Calvo Tuleski – Universidade Estadual de Maringá – UEM
          Wellington Lima Cedro – Universidade Federal de Goiás – UFG


PARECERISTAS AD HOC 2018

          Ademir Damazio – Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC
          Adriana Pastorello Buim Arena – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Adriana Rodrigues – Universidade de Uberaba – UNIUBE
          Albertina Mitjáns Martínez – Cuba – Universidade de Brasília – UNB
          Anemari Roesler L. V. Lopes – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
          Benerval Pinheiro Santos – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Carolina Picchetti Nascimento – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
          Cecília Luedman – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
          Debora Cristina Piotto – Universidade de São Paulo – USP / SP
          Diva Souza Silva – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Dorotea Machado Kerr – Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – IA / UNESP
          Douglas Aparecido Campos – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
          Elaine Sampaio Araújo – Universidade de São Paulo – USP / SP
          Fabiana Fiorezi de Marco – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Guillermo Arias Beatón – Cuba – Universidade da Habana – UH / Cuba
          Héctor José García Mendoza – Universidade Federal de Roraima – UFRR
          Jader Janer Moreira Lopes – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
          José Everaldo Pereira – Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN
          Josélia Euzébio da Rosa – Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
          Marcio Danelon – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Maria Aparecida Melo – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
          Maria Eliza Mattosinho Bernardes – Universidade de São Paulo – USP / Leste
          Maria do Carmo Souza – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
          Marilene Ribeiro Resende – Universidade de Uberaba – UNIUBE
          Orlando Fernández Aquino – Cuba – Universidade de Uberaba - UNIUBE
          Oscar Tintorer Delgado – Universidade Federal de Roraima – UFRR
          Patrícia Jorge Lopes Franco – Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG/Campus Ituiutaba
          Raquel Marra Madeira Freitas – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO
          Ruben de Oliveira Nascimento – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Sandra Valéria Limonta – Universidade Federal de Goiás – UFG
          Selva Guimarães – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Vanessa Dias Moretti – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
          Wellington Lima Cedro – Universidade Federal de Goiás – UFG


PARECERISTAS AD HOC 2017

          Ademir Damazio – Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC
          Adriana Pastorello Buim Arena – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Alberto Matías González – Universidade de Sancti Spiritus – UNISS / Cuba
          Andréa Maturano Longarezi – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Armando Marino Filho – Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
          Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP
          Edith Maria Batista Ferreira – Universidade Federal do Maranhão – UFMA
          Flávia da Silva Ferreira Asbahr – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP / Bauru
          Francisco Curbelo Bermúdez – Cuba – AJES – Instituto Superior de Educação do Vale de Juruena
          Greice Ferreira da Silva – Universidade Estadual de Londrina – UEL
          Héctor José García Mendoza – Universidade Federal de Roraima – UFRR
          Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP / Presidente Prudente
          João Batista Martins – Universidade Estadual de Londrina – UEL
          Joelma Reis Correa – Universidade Federal do Maranhão – UFMA
          Juliana Campregher Pasqualini – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP / Bauru
          Laura Domínguez García – Universidade da Habana – UH / Cuba
          Marcio Danelon – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Myrtes Dias da Cunha – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Patrícia Jorge Lopes Franco – Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG/Campus Ituiutaba
          Roberto Váldes Puentes – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Rovilson José da Silva – Universidade Estadual de Londrina – UEL
          Ruben de Oliveira Nascimento – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
          Silvana Calvo Tuleski – Universidade Estadual de Maringá – UEM
          Stela Miller – Universidade Estadual de São Paulo – UNESP / Marília
          Valéria Aparecida Dias Lacerda de Resende – Universidade Federal de Uberlândia – UFU