Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica

A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à  investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração:

a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica;

b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Ano de fundação: 2017
  • E-ISSN: 2526-7647 (on-line)
  • E-mail: revistaobutchenieufu@gmail.com
  • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

Histórico do periódico

A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, com E-ISSN 2526-7647, criada em 2017 como publicação periódica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI) está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. A Revista é editada em volumes anuais compostos por três números regulares, publicados em separado, quadrimestralmente, e disponibilizados apenas pela Internet no endereço: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie.

 

Foco e Escopo

A Revista tem como foco os processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento pautados numa abordagem dialética materialista. Nesse sentido, tem como propósito a divulgação de estudos e pesquisas voltados para a didática (geral e específicas), para a psicologia pedagógica, a formação de professores, as práticas de ensino, os aspectos históricos, biografias e os fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino nessa abordagem.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas de didática e psicologia pedagógica, sob a base teórica do materialismo dialético. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam doutores, reconhecidos nos temas tratados, vinculados a instituições nacionais e internacionais. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três doutores no assunto, na condição de pareceristas "ad hoc" e dos membros da diretoria.

 

Publicação

 

Indexadores

 

Periodicidade

São características da Revista:

a) Periodicidade quadrimestral

b) Estrutura interna composta de: editorial, artigos, biografias, resenhas, entrevistas, dossiês, traduções, resumos de dissertações e teses, documentos, entre outros.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Pareceristas 

Pareceristas de 2017 e 2018
  • Ademir Damazio
  • Adriana Pastorello Buim Arena
  • Albertina Mitjáns Martínez
  • Alberto Labarrere Sarduy
  • Ana Luiza Smolka
  • Andréa Maturano Longarezi
  • Anemari Roesler L. V. Lopes
  • Arlete Aparecida Bertoldo Miranda
  • Armando Marino Filho
  • Benerval Pinheiro Santos
  • Boris Meshcheryakov
  • Carlos Henrique de Souza Gerken
  • Carolina Picchetti Nascimento
  • Cecília Luedman
  • Dagoberto Buim Arena
  • Debora Cristina Piotto
  • Diva Souza Silva
  • Douglas Aparecido Campos
  • Elaine Sampaio Araújo
  • Fabiana Fiorezi de Marco
  • Fernando Luis González Rey
  • Flávia da Silva Ferreira Asbahr
  • Francisco Curbelo Bermúdez
  • Geovana Ferreira Melo
  • Gloria Fariñas León
  • Guillermo Arias Beatón
  • Héctor José García Mendoza
  • Iara Vieira Guimaraes
  • Isauro Beltrán Núñez
  • Jader Janer Moreira Lopes
  • Joana Peixoto
  • José Carlos Libâneo
  • José Zilberstein Toruncha
  • Josélia Euzébio da Rosa
  • Laura Domínguez García
  • Lígia Márcia Martins
  • Liudmila Grigorievna Guseva
  • Lucineia Lazaretti
  • Luis Quintanar Rojas
  • Manoel Oriosvaldo de Moura
  • Marcelo Giglio
  • Maria Aparecida Melo
  • Maria do Carmo Souza
  • Maria Teresa Vila Bormey
  • Marilene Ribeiro Resende
  • Marisa Lomônaco de Paula Naves
  • Marta Sueli de Faria Sforni
  • Myrtes Dias da Cunha
  • Orlando Fernández Aquino
  • Oscar Tintorer Delgado
  • Pascual Valdes Rodrigues
  • Patricia Lopes Jorge Franco
  • Rafael Plá León
  • Raquel Marra Madeira Freitas
  • Roberto Valdés Puentes 
  • Ruben de Oliveira Nascimento
  • Selva Guimarães
  • Silvana Malusá
  • Silvia Ester Orrú
  • Stela Miller
  • Suely Amaral Mello
  • Vanessa Dias Moretti
  • Waleska Dayse Dias de Sousa
  • Wolff-Michael Roth
  • Yulia Solovieva