Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista GTLex?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A Revista Revista GTLex aceita para publicação artigos inéditos em suas especialidades: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia e Onomástica; resenhas críticas de obras publicadas nessas áreas de especialidade, conforme temáticas definidas para publicação, por meio da aprovação de propostas.

2. A Revista Revista GTLex aceita trabalhos somente de mestres, doutores (ou titulação superior) e alunos de pós-graduação, além de alunos de graduação acompanhados por autor doutor.

3. A Revista Revista GTLex aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol, francês e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. Todos os títulos deverão ter uma tradução para o inglês (no caso de um artigo em inglês, para o português). Baixe a folha de estilos da revista aqui.

§ 1º Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa.

 

§ 2º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.

 

§ 3º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista GTLex e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

 

§ 4º Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da Comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc.

 

§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista.

 

§ 6º Haverá uma segunda rodada de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

 

§ 7º Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) em cada número da revista.

 

§ 8º Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores.

 

§ 9º O(s) organizador(es) de uma edição não poderão publicar artigos de sua autoria; o(s) mesmo(s) deverá(ão) redigir a apresentação da edição.

 

§ 10º Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

 

Envio de originais:

O material para publicação deverá ser encaminhado à Diretoria da Revista por via eletrônica conforme orientações contidas no site da Revista. Inicialmente, o autor deverá cadastrar-se, criando um login e uma senha, seguindo as orientações disponibilizadas no site a ser criado.

De acordo com as orientações, o autor deve acessar o site da revista e iniciar seu processo de registro de um login escolhendo a opção “acesso” e o link “cadastre-se no sistema”. O cadastro de um login e de uma senha deverão ser efetuados.

O autor deverá preencher todos os campos do formulário disponível antes de submeter o material para a revista Revista GTLex. Todas as informações reunidas nesse formulário serão utilizadas pelos editores da revista para se comunicarem com o autor, bem como para o encaminhamento.

Depois do cadastro feito, o autor deverá fazer o seu login todas as vezes que desejar submeter um trabalho ou verificar a situação de seu processo de submissão atual.

Para submeter trabalhos, o autor deverá escolher a opção “autor” e “nova submissão” seguindo os passos (constantes no site) do processo para submissão de trabalho à revista. Todos os campos de cada passo deverão ser preenchidos. Após a conclusão do processo de submissão, o autor poderá acompanhar o status de sua submissão atual, acessando o site e fazendo seu login. O autor deverá acessar a opção “ativo”.

Os textos submetidos não têm limite pré-definido de páginas, cabendo ao Conselho Editorial solicitar alterações de tamanho, caso haja necessidade, aos autores.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos da revista aqui.):

 

Tamanho do papel: A4;

Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm);

Tipo: Times New Roman;

Texto: corpo 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Citações: recuo 4 cm, corpo 11;

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11;

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10; as notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

 

Estrutura do trabalho

 Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

a) Título em negrito, centralizado, seguido da tradução do título para o inglês, em negrito, centralizada;

b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;

d) Resumo, no idioma do texto (entre 100 e 250 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto;

f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords, seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.

f) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento, sendo numerados desde o início (com exceção das referências bibliográficas).

g) Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica.

h) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, seguido de suas iniciais, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT.

Exemplos básicos:

 

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores.
  8. Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) em cada número da revista.
  9. Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 10% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.
  10. Os textos submetidos deverão obedecer à formatação da folha de estilos da revista. Baixe a folha de estilos da revista aqui.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.