HERBERT MARCUSE E AS "IMAGENS DA LIBERTAÇÃO"

  • Paulo Irineu Barreto Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (Campus Uberlândia)
Palavras-chave: Marcuse, Teoria Crítica, Política, Filosofia da Arte

Resumo

Na década de 1960, os movimentos artísticos de vanguarda e os movimentos estudantis de protesto buscavam, além de uma mudança de comportamento, uma mudança na consciência política dos indivíduos. No entanto, enquanto no campo do conhecimento já se sabia o que deveria ser feito para a transformação social, no campo dos fatos essa possibilidade se via impedida, por isso as exigências revolucionárias conduziram o movimento para fora das universidades, a fim de que a comunidade pudesse realizar materialmente a crítica que surgia no interior da academia. Para Marcuse, a arte poderia contribuir decisivamente para este processo. Ao alertar para uma nova sensibilidade estética, a arte, como manifestação da autonomia e liberdade humanas e não como mero instrumento político, poderia fornecer as "Imagens da Libertação" que, por sua vez, poderiam conduzir a uma nova consciência e à uma nova humanidade.

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Data de registro: 28/10/2010

Data de aceite: 23/03/2011

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Biografia do Autor

Paulo Irineu Barreto Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (Campus Uberlândia)
Professor de Filosofia IFTM - CGE/Campus Uberlândia
Publicado
2012-07-19
Como Citar
Fernandes, P. I. B. (2012). HERBERT MARCUSE E AS "IMAGENS DA LIBERTAÇÃO&quot;. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 26(52), 527-549. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p527a550
Seção
Artigos