SOBRE A CISÃO ENTRE SUJEITO E OBJETO, SEGUNDO THEODOR W. ADORNO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CORPO

  • Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Sujeito e objeto, mimesis, subjetivação, educação do corpo

Resumo

Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito.

Referências

ADORNO, T. W. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

______. Dialéctica de la ilustración. Tradução de Joaquín Chamorro Mielke. Obra completa, 3. Madri: Akal, 2007.

______. Escritos Sociológicos I. Tradução de Agustín González Ruiz. Obra completa, 8. ed. Madrid: Akal, 2004a.

______. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986; Berlin: Directmedia, 2003.

______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

______. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995b.

______. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 2. ed. São Paulo: Ãtica, 1993.

______. Os pensadores (Adorno e Horkheimer). São Paulo: Abril Cultural, 1991.

ALMEIDA, M. J. A Liturgia Olímpica. In: SOARES, C. (Org.). Corpo e História. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 79-108.

ALMEIDA, G. A. de. Nota preliminar do tradutor. In: HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 7-8.

ÃRIES, P. ; DUBY, G. Coleção História da Vida Privada. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

BASSANI, J. J., VAZ, A. F. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 102, p. 99-118, 2008.

BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambigüidades. Movimento. Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio/ago. 2003.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

______. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

COMENIUS, J. A. Didática Magna. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DUARTE, R. Mímesis e Racionalidade. São Paulo: Loyola, 1993.

FARIA FILHO, L. M. Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 44-50, 2000.

FREITAS, V. Adorno e a Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

______. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GIACÓIA JUNIOR, O. Esquecimento, memória e repetição. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 58-91, jul./dez. 2001.

GONDRA, J. G. Combater a 'Poética pallidez': a questão da higienização dos corpos. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 121-161, jul./dez. 2004.

GONDRA, J. G.; ROCHA, H. Estratégias de higienização da organização escolar - A questão do corpo (1852-1902). Boletín de La Sociedad Argentina de Historia de La Educación, Argentina, v. 1, n. 1, p. 33-38. 2000.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000.

______. Teoria crítica I: uma documentação. São Paulo: Perspectiva, 1990.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialektik der Aufklärung: Philosophische Fragmente. In: ADORNO, T. W. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986; Berlin: Directmedia, 2003. p. 1087- 1643.

______. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

JAY, M. As Idéias de Adorno. Tradução de Adail U. Sobral. São Paulo: Cultrix; Ed. da USP, 1988.

LINHALES, M. A. A produção de uma forma escolar para o esporte: os Projetos Culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indícios para a Historiografia da Educação Física. In: TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. (Org.). Educação do Corpo na Escola Brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 93-110.

LOVISOLO, H. Prolongar a vida: da didática à fisiologia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 164-170, Set. 1999.

LÖWY, M.; VARIKAS, E. A crítica do progresso em Adorno. Revista de Cultura e Política. São Paulo, n. 27, p. 201-215, dez. 1992.

LUKÃCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MARCUSE, H. A noção de progresso à luz da psicanálise. In: ____. Cultura e psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 112-138.

______. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

______. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhias das Letras, 1998.

PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

RAMOS, C. O ressentimento do guerreiro: reflexões sobre corpo e educação a partir do pensamento de Theodor Adorno e da Psicanálise. Interações, São Paulo, v. 11, n. 3 p. 09-28, jun. 2006.

TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Currículo e educação do corpo: história do currículo da instrução pública primária no Paraná (1882-1926). In: Pedrazza , Zandra (Org.). Estudios sobre el cuerpo en la América Latina. Bogotá: Universidad Los Andes, 2007. p. 70-99.

VAGO, T. M. Da ortopedia à eficiência: a gymnastica e as exigências da "vida moderna" (Minas Gerais, 1906-1930). Revista Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 77-97, set./dez. 2004.

VAZ, A. F. Notas Conceituais sobre Mímesis e Educação do Corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. In: PUCCI, Bruno; GOERGEN, Pedro; FRANCO, Renato. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alínea, 2007, p. 189-202.

______. Técnica, Esporte, Rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. VII, p. 87-99, jan./jul. 2001.

______. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES - Corpo e Educação, Campinas, v. 19, n. 48, p. 89-108, Ago. 1999.

VAZ, A. F.; BASSANI, J. J.; SILVA, A. S. da. Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de educação física no ensino fundamental. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 23-39, nov. 2002.

WILDMANN, D. Begehrte Körper: Konstruktion und Inszenierung des "arischen" Männerkörpers im "Drittenreich". Würzburg: Königshausen & Neumann, 1998.

Data de registro: 16/03/2010

Data de aceite: 15/12/2010

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutor em Educação pela UFSC. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC-UFPR/CNPq).
Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutor pela Universidade de Hannover. Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC-UFPR/CNPq). Pesquisador CNPq
Publicado
2012-07-19
Como Citar
Bassani, J. J., & Vaz, A. F. (2012). SOBRE A CISÃO ENTRE SUJEITO E OBJETO, SEGUNDO THEODOR W. ADORNO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CORPO. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 26(52), 641-669. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p641a671
Seção
Artigos