Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação

  • Claudia Alves UFF
Palavras-chave: História dos intelectuais, Jean-François Sirinelli, História da Educação

Resumo

No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil. 

Palavras-chave: História dos intelectuais. Jean-François Sirinelli. História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Alves, UFF

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado
2019-12-18
Como Citar
Alves, C. (2019). Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 33(67). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47879
Seção
Dossiê Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens