Formação Moral, Florescimento Humano e Público Educado. A Educação na Teoria Moral de MacIntyre

Palavras-chave: Formação Moral, Florescimento Humano, Público Educado, Universidade, Educação.

Resumo

Pretende-se, nesse trabalho, discutir a educação na teoria moral de MacIntyre. Para tanto, o texto é estruturado do seguinte modo: em primeiro lugar, volta-se a atenção para a definição de educação e sua relação com os contextos sociais, no interior dos quais se dá o envolvimento com as práticas; num segundo momento, discutem-se os objetivos da educação e das instituições educacionais, notadamente, a criação de um público educado; por fim, na terceira parte, alterca-se a respeito do conteúdo da educação. Nesse ínterim, apresenta-se como o pensador escocês concebe a disposição curricular para que a sua perspectiva da educação se realize, considerando, inclusive, o papel da universidade nesse empreendimento. Defender-se-á nesse texto, portanto, que, através da educação, MacIntyre pretende resolver muitos dos problemas da moralidade contemporânea mediante a criação de critérios de justificação moral (um público educado) e a educação para as virtudes.

Palavras-Chave: Formação Moral. Florescimento Humano. Público Educado. Universidade. Educação. 

Moral Formation, Human Flourishing and Educated Public. The Education in MacIntyre's Moral Theory

Abstract: In this work, it is intended to discuss education in MacIntyre's moral theory. To that end, the text is structured as follows: first, attention is drawn to the definition of education and its relation to social contexts, within which occurs involvement with practices; secondly, are discussed the objectives of education and educational institutions, notably the creation of an educated public; finally, in the third part, it discusses about the content of education. With this in mind, it is presented how the Scottish thinker conceives the curricular disposition so that their perspective of the education is realized, considering even the university's role in this endeavor. It will therefore be argued in this text that, through education, MacIntyre aims to solve many of the problems of contemporary morality through the creation of criteria of moral justification (an educated public) and education through practice.

Keywords: Moral Formation. Human Flourishing. Educated Public. University. Education.

Formación Moral, Florescimento Humano y Público Educado. La Educación en la Teoría Moral de MacIntyre 

Resumen: En ese trabajo, se pretende discutir la educación en la teoría moral de MacIntyre. Para ello, el texto está estructurado de la siguiente manera: en primer lugar, se vuelve la atención hacia la definición de educación y su relación con los contextos sociales, dentro de los cuales se da la participación con las prácticas; en un segundo momento, se discuten los objetivos de la educación y de las instituciones educativas, especialmente la creación de un público educado; por último, en la tercera parte, se discute el contenido de la educación. En el ínterin, se presenta como el pensador escocés concibe la disposición curricular para que su perspectiva de la educación se realice, considerando, inclusive, el papel de la universidad en esa tarefa. En este texto, por lo tanto, se defenderá que, a través de la educación, MacIntyre pretende resolver muchos de los problemas de la moralidad contemporánea mediante la creación de criterios de justificación moral (un público educado) y la educación para las virtudes.

Palabras-Clave: Formación Moral. Florecimiento Humano. Público Educado. Universidad. Educación.

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Biografia do Autor

Marcos Rohling, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Videira

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Filosofia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira.

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
Rohling, M. (2018). Formação Moral, Florescimento Humano e Público Educado. A Educação na Teoria Moral de MacIntyre. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 32(66). https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-17
Seção
Artigos