O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da química: reflexões didático-filosóficas

  • Isauro Beltrán Núñez Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sandro Damião Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Enfoque sistêmico-dialético, Conteúdos, Química Geral

Resumo

Neste artigo, apresentam-se fundamentos de uma proposta para a organização dos conteúdos de um tema da disciplina Química Geral sob as exigências do enfoque sistêmico-dialético do tipo genético. Essa forma de organização dos conteúdos toma como pressupostos filosóficos o materialismo dialético e histórico e a categoria de sistema, como estruturante e integrativa. É uma proposta didática que pode contribuir para o desenvolvimento teórico do pensamento dos estudantes no contexto da educação química. Por sua vez, institui-se num método do pensamento para a compreensão do conteúdo como um sistema complexo em desenvolvimento, mostrando um potencial para a transferência das aprendizagens, se considerada sua natureza teórica e geral.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isauro Beltrán Núñez, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor Titular Centro Educação UFRN. Pesquisa sobre formação de conceitos e de professores na perspectiva Histórico Cultural. Douto em Pedagogia. Licenciado em Química
Sandro Damião Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Licenciado em Geografia.  Mestre no Ensino de Geografia. Professor do Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Publicado
2019-12-18
Como Citar
Beltrán Núñez, I., & Ribeiro da Silva, S. D. (2019). O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da química: reflexões didático-filosóficas. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 33(67). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46410
Seção
Artigos