Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade

  • HUMBERTO CALLONI Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • FILIPI VIEIRA AMORIM Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0003-3837-3171
Palavras-chave: Edgar Morin, Complexidade, Hermenêutica, Filosofia, Educação

Resumo

Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HUMBERTO CALLONI, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
FILIPI VIEIRA AMORIM, Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande
Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande
Publicado
2019-12-18
Como Citar
CALLONI, H., & AMORIM, F. V. (2019). Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 33(67). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843
Seção
Artigos