A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin*

  • Eduardo Oliveira Sanches
  • Divino José da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente)
Palavras-chave: Infância, Cultura da criança, Modernidade, Protagonismo infantil, Walter Benjamin

Resumo

* Fonte de financiamento: FAPESP Processo: 2013/21152-3/CAPES Processo: BEX 7915/14-4.

Este estudo de natureza teórica busca investigar o que Bolle (1984) denominou de cultura da criança no contexto da modernidade na Obra de Walter Benjamin. Para direcionarmos nossa investigação, recorremos à análise dos ensaios benjaminianos em que, privilegiadamente, o tema da infância aparece, em especial as obras "Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação" (2002) e "Infância berlinense: 1900" (2013). A cultura da criança constitui-se e é apresentada nos ensaios de Benjamin por meio de caminhos em que memória e história se cruzam, portanto, aparece diluída nos elementos históricos que registram uma temporalidade em transformação e reacomodação dos papéis sociais na sociedade em que a própria ideia de infância é redefinida como moderna.

Palavras-chaves: Infância. Cultura da criança. Modernidade. Protagonismo infantil. Walter Benjamin. 

Data de registro: 09/06/2017

Data de aceite: 21/03/2018

The modernity of childhood and the childhood of modernity in Walter Benjamin

Abstract: This theoretical study seeks to investigate what Bolle (1984) called the child's culture in the context of modernity in Walter Benjamin's Work. In order to direct our research, we have recourse to the analysis of the Benjamin's essays in which, in particular, the theme of childhood appears, especially the works "Reflections on the child, the toy, the education" (2002) and "Berlin childhood: 1900" (2013 ). The culture of the child is constituted and presented in Benjamin's essays by means of paths in which memory and history intersect, and thus appears diluted in the historical elements that register a temporality in transformation and re-arrangement of social roles in society in which the very The idea of childhood is redefined as modern.

Keywords: Childhood. Culture of the child. Modernity. Child protagonism. Walter Benjamin.

La modernidad de la infancia y la infancia de la modernidad en Walter Benjamin

Resumen: Este estudio de naturaleza teórica busca investigar lo que Bolle (1984) denominó de cultura del niño en el contexto de la modernidad en la Obra de Walter Benjamin. Para orientar nuestra investigación, recurrimos al análisis de los ensayos benjaminianos en que, privilegiadamente, el tema de la infancia aparece, en especial las obras "Reflexiones sobre el niño, el juguete, la educación" (2002) y "Infancia berlinesa: 1900" (2013). La cultura del niño se constituye y se presenta en los ensayos de Benjamin por medio de caminos en que memoria e historia se cruzan, por lo tanto, aparece diluida en los elementos históricos que registran una temporalidad en transformación y reacomodación de los papeles sociales en la sociedad en que la propia la idea de la infancia es redefinida como moderna.

Palabras-claves: Infancia. Cultura del niño. Modernidad. Protagonismo infantil. Walter Benjamin.

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Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Sanches

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Presidente Prudente).

Divino José da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Filosofia da Educação no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação- Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente).

Referências

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
Sanches, E. O., & Silva, D. J. da. (2018). A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin*. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 32(66). https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-10
Seção
Artigos