L’educazione come cura e come piena fioritura dell’essere umano. Riflessioni sulla paideia in Aristotele

Arianna Fermani

Resumo


L’educazione come cura e come piena fioritura dell’essere umano riflessioni sulla Paideia in Aristotele

Arianna Fermani*

* Ricercatrice in Storia della filosofia Antica (Università degli Studi di Macerata, Italia). 

Riassunto: Questo contributo mira a mettere a fuoco il tema dell’educazione di Aristotele, mostrando come tale riflessione risulti essere originale ed attuale. L’indagine prende avvio dall’esame delle occorrenze di alcuni lemmi all’interno del corpus del filosofo particolarmente significativi rispetto al tema della educazione, come ad esempio paide…a, trof», pa‹j, m£qhsij. Si intende mostrare come la riflessione aristotelica sulla paideia, oltre ad un utilizzare una specifica metodologia di indagine, si muova all’interno di due fondamentali scenari educativi: nel primo (che a sua volta si articola in una serie di sotto-questioni, come ad esempio il tema dell’insegnabilità della virtù o quello dell’emotional training e dell’educazione delle passioni) l’educazione precede l’etica, mentre nel secondo l’educazione consiste nell’etica, secondo il fondamentale modello teorico dell’energeia.

Parole chiave: Educazione. Cura. Fioritura dell’Umano. Etica.

The education as care and as full flourishing of the human being

Reflections on paideia in Aristotle

Abstract:  This paper aims at focussing on the topic of education in Aristotle, showing as this reflection is original and current. The inquiry starts from the examination of the occurrences of some lemmas inside the Aristotelian Corpus particularly significant respect to the issue of education, as for instance paide…a, trof», pa‹j, m£qhsij. We aim to show as Aristotelian research on the notion of paideia, in addition to use a specific methodology of inquiry, takes place inside two fundamental educational scenarios: in the first (which, in turn, articulates itself in a series of under-issues, as for instance the topic of the teaching of virtue or the one of the emotional training and of the education of passions) the education comes first ethics, while in the second education is ethics, according to the fundamental theoretical model of energeia.

 Key-Words: Education. Care. Human Flourishing. Ethics.

 A educação como cuidado e completo florescimento do ser humano

Reflecções sobre a paideia em Aristóteles

Resumo: Este artigo tem como objetivo enfocar o tema da educação em Aristóteles, mostrando como esta reflexão é original e atual. A investigação parte do exame das ocorrências de alguns lemas dentro do corpus do filósofo, particularmente significativos em relação à questão da educação, como, por exemplo, paide…a, trof», pa‹j, m£qhsij. Pretendemos mostrar como a reflexão aristotélica sobre a paideia, além de utilizar uma metodologia específica de investigação, se move no âmbito de dois cenários educativos fundamentais: no primeiro (que, por sua vez, articula-se em uma série de sub-questões, como, por exemplo, o tema da possibilidade de ensinar a virtude ou o tema do dell’emotional training e da educação das paixões) a educação precede a ética, enquanto no segundo a educação consiste na ética, de acordo com o modelo teórico fundamental da energeia.

Palavras-chave: Educação. Cura. Florecer humano. Ética.

 Data de registro: 16/03/2017

Data de aceite: 19/04/2017

 


Palavras-chave


Educação. Cura. Florecer humano. Ética.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Arianna Fermani

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

   


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Impresso: 0102-6801  e  ISSN Eletrônico: 1982-596X

Revista Qualis A2 em Educação e  B1 em Filosofia, ano base de 2015.

Associada às bases de dados: Repertoire Bibliographique dela Philosophie, The Philosopher’s Index, CIAFIC, SHS/DC, IRESIE, LATINDEX,  Refdoc, Biblioteca Brasileira de Educação, Sumários de Revistas Brasileiras, DIADORIM, EDUC@, PhilPapers Journal.

  

 

A Revista Educação e Filosofia está vinculada a: 

 

Atribuição de Registro DOI: