Identity and Difference in a post-dialectical Theory: on Theodor W. Adorno’s Paris Lectures

Alain Patrick Olivier

Resumo


* Doutor pela Universidade de Paris I-Sorbonne (França) e pela Universidade de Hagen (Alemanha). Professor da Universidade de Nantes (França). E-mail: alain-patrick.olivier@univ-nantes.fr.

Apoio: COFECUB

Identity and Difference in a post-dialectical Theory: on Theodor W. Adorno’s Paris Lectures

Abstract: How should we think of identity and difference in a post-dialectical way? Adorno is usually considered as a theoretician of otherness, whereby otherness is taken as the opposite to identity. I present in this paper the position of Adorno and the way he thought the topics of “identity” and “difference” in his 1961 Paris Lectures, those lectures given at the College de France which are sketches of his “Negative Dialectics”. Adorno’s purpose is to criticize the main philosophical conception based on a philosophy of identity – in order to make clear its political implications. In the post-World War II situation, this political reflexion was connected with an educational project regarding the education of citizen in the time of late capitalism in order to avoid a relapse into barbarism. 

Keywords: Dialectics. Difference. Ontology. Negative dialectics.

Identité et différence chez la théorie post-dialectique : sur les cours parisiennes de Theodor W. Adorno

Résumé: Comment penser l’identité et la différence dans un cadre post-dialectique ? Adorno est généralement considéré comme un penseur de l’altérité, où l’altérité est comprise comme opposée à l’identité. Le présent article examine la position d’Adorno et la façon dont il traite des questions de « l’identité » et de la « différence » dans ses conférences de Paris données au Collège de France en 1961, qui constituaient l’esquisse de sa Dialectique négative. Le but d’Adorno est de critiquer la conception philosophique dominante basée sur le concept d’identité afin d’en montrer les implications politiques. Dans la situation de l’après-guerre mondiale, cette réflexion politique était liée à un projet d’éducation concernant l’éducation du citoyen à l’époque du capitalisme tardif pour éviter une rechute dans le barbarisme.

Mots-cles: Dialectique. Différence. Ontologie. Dialectique négative.

Identidade e diferença na teoria pós-dialética: sobre as conferências parisienses de Theodor W. Adorno

Resumo: Como pensar a identidade e a diferença em um contexto pós-dialético? Adorno é geralmente considerado um pensador da alteridade, sendo a alteridade compreendida como oposta à identidade. Este artigo examina a posição de Adorno e a forma como ele trata as questões da “identidade” e da “diferença” em suas conferências de Paris, proferidas no Collège de France em 1961, e que constituem o esboço de sua Dialética Negativa. O objetivo de Adorno é o de criticar a concepção filosófica dominante baseada no conceito de identidade para mostrar suas implicações políticas. Na situação mundial do pós-guerra, tal reflexão política estava ligada a um projeto de educação concernente à educação do cidadão na época do capitalismo tardio para evitar uma recaída no barbarismo.

Palavras-chave: Dialética. Diferença. Ontologia. Dialética negativa.

Bibliography

Adorno, T. W. (2003). Dialectique négative, Paris, Payot.

Adorno, T. W. (1961), Dialectique et Ontologie, Conférences, Collège de France, mars 1961. Tapuscrit, Theodor-W.-Adorno-Archiv, Francfort-sur-le-Main.

Adorno, T. W. (1966). Negative Dialektik, Frankfurt am Main, Suhrkamp.

Adorno, T. W. (1971), Erziehung zur Mündigkeit, Francfort s. M., Suhrkamp.

Adorno, T. W. (1974). Dialectique de la Raison, trad. E. Kaufholz, Paris, Gallimard.

Deleuze, G. (1968), Différence et répétition, Paris, PUF.

Hegel, G. W. F. (1970), Science de la logique, trad. B. Bourgeois, Paris, Vrin.

Merleau-Ponty, M. (1955). Les Aventures de la dialectique, Paris, Gallimard.

Olivier, A. P. (2012), La dialectique hegelo-adornienne, Philosophie, 113 (2012), 23-36. https://doi.org/10.3917/philo.113.0023

Data de registro: 20/12/2016

Data de aceite: 17/05/2017

 


Palavras-chave


Dialectics. Difference. Ontology. Negative dialectics.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Alain Patrick Olivier

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

   


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Impresso: 0102-6801  e  ISSN Eletrônico: 1982-596X

Revista Qualis A2 em Educação e  B1 em Filosofia, ano base de 2015.

Associada às bases de dados: Repertoire Bibliographique dela Philosophie, The Philosopher’s Index, CIAFIC, SHS/DC, IRESIE, LATINDEX,  Refdoc, Biblioteca Brasileira de Educação, Sumários de Revistas Brasileiras, DIADORIM, EDUC@, PhilPapers Journal.

  

 

A Revista Educação e Filosofia está vinculada a: 

 

Atribuição de Registro DOI: