É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação

Palavras-chave: Educação, Epistemologia da Educação, Pedagogia

Resumo

[1] Apreciação crítica da obra: MOREIRA, Laélia Portela. Pedagogia e produção de conhecimento - questões de teoria e método. SP: Poiesis,189 p.

*Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá.

É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação.

Resumo: Este livro preenche uma lacuna na bibliografia pedagógica brasileira sobre a epistemologia da ciência da educação. A autora Laélia Portela Moreira é professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá. Há anos investiga a epistemologia das políticas educacionais e da Educação. Em relação a este último tema é que se dedica o livro que ora está a ser resenhado. Existe ciência da educação ou ciências da educação? Caso exista uma ciência da educação, qual sua natureza? Que teoria, métodos e práticas orientariam uma ciência da educação? Como os especialistas têm analisado essas questões? São estas, dentre outras questões, que orientam a investigação que Moreira conduz nesta obra. Como diz o Prof. Sérgio Vasconcelos de Luna, do PPGE da PUC-SP, no prefácio à obra, o tema é espinhoso e existem várias possibilidades de respostas às questões epistemológicas da ciência da educação, ele indica que existiriam vários relatos possíveis e que “a organização dada aos diferentes capítulos coloca as questões em uma ordem que faz sentido” (MOREIRA, 2015, p. 13).

Data de registro: 16/02/2016

Data de aceite: 01/09/2016

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Biografia do Autor

Jorge Atilio Silva Iulianelli, PPG Educação - UNESA
Doutor em Filosofia, Professor Adjunto do Programa de Pós Graduação em Educação, UNESA, RJ; Linha Política, Gestão e Formação de Professores. Editor do blog Observatório Fluminense do PNE 2014-2024 (http://observatoriofluminensepne.blogspot.com.br/)

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Publicado
2017-04-27
Como Citar
Silva Iulianelli, J. A. (2017). É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 31(61), 609-619. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p609a619
Seção
Resenhas