Educação pela contingência – o não idêntico no seio da instituição

Gustavo Chataignier

Resumo


* Doutor em filosofia pela Universidade de Paris 8 – Vincennes- Saint-Denis. Professor de Estética da Comunicação de Massas do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Educação pela contingência – o não idêntico no seio da instituição

Resumo: O intuito do trabalho é o de problematizar a educação na formação das subjetividades enquanto um locus privilegiado de reflexão da sociedade sobre si mesma. Enquanto Instituição, se insere nos processos de efetivação de forças, o que lhe confere uma posição eminentemente política. Assim sendo, serão exploradas sobretudo duas vias descritivas: primeiramente, atentar-se-á à conceituação althusseriana de “Aparelhos Ideológicos de Estado”, em consonância com a teoria da ideologia do autor francês. Em um segundo momento, o campo teórico abordado será o hegeliano. Será então questão, após uma crítica ao chamado “panlogicismo” que impede o desabrochar das particularidades, um remanejamento do sistema, no sentido de privilegiar a figura da contingência. Assim, o conceito de “efetivação” ganha relevo para se pensar Instituições na história. Por fim, a “dialética negativa” adorniana se aproxima de uma formação teórica que une continuidade e ruptura. Em nosso caso, lida-se com a universidade aberta à diversidade.

Palavras-chave: Contingência. Filosofia da educação. Ética. Intersubjetividade.

Education by contigency - the non-identical within the institution

Abstract: The aim of the work is to problematize education in the formation of subjectivities as a privileged locus of reflection of society. As an Institution, it is inserted in the processes of effective forces, which gives it a political position. In this way, two paths will be explored: firstly, the Althusserian conceptualization of "Ideological State Apparatus", in line with the theory of ideology. In a second moment, the theoretical field addressed will be the Hegelian one. It will then be a question, after a critique of the so-called "panlogicism", a re-direction of the system, in the sense of privileging the figure of contingency. Thus, the concept of "effectiveness" gains importance to think Institutions in history. Finally, the Adornian "negative dialectic" approaches a theoretical formation that unites continuity and rupture. In our case, we deal with an university opened towards diversity.

Key-words: Contingency. Philosophy of education. Ethics. Intersubjectivity.

L’éducation par la contingence: le non-identique au sein de l’institution

Résumé: On portera sur le rôle joué par l’éducation dans la subjectivits en tant qu’ elle constitue un des lieux, voire le lieu, où la société se réfléchit. Comme institution, elles’insère dans le processus d’effectuation des forces, ce qui lui confère une position politique. Nous emprunterons surtout deux voies: premièrement, nous nous concentrerons sur le concept althussérien d’ « Appareils Idéologiques d’État », en phase avec la théorie de l’idéologie Le deuxième champ est hégélien. Il sera question, après une critique du « panlogicisme », après un réaménagement de son système, de privilégier la figure de la contingence. Ainsi, le concept d’ « effectivité » est central afin de  penser l’inscription dans l’histoire. Enfin nous verrons que la « dialectique négative » s’approche d’une théorie rassemblant aussi bien la continuité que la rupture. En ce qui nous concerne, nous voulons faire place à l’idée d’ une Université ouverte aux différences.

Mots-clés: Contingence. Philosophie de l’éducation. Éthique. Intersubjectivité.

REFERÊNCIAS

ADORNO, Theodor. Dialectique négative. Tradução grupo de tradução do Collège de Philosophie (Gérard Coffin, Joëlle Masson, Olivier Masson, Alain Renault e Dagmar Trousson). Paris: Payot & Rivages, 2003.

ALTHUSSER, Louis. Problèmes étudiants. In: La Nouvelle critique, n. 152. Paris: janeiro de 1964.

______. Lire ‘Le Capital’ II. Paris: Maspero, 1965.

______. Pour Marx. Paris: Maspero, 1966.

______. Éléments d’autocritique. Paris: Hachette Littérature, 1974.

______. Aparelhos ideológicos de Estado. Tradução Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro enigma. In: ______. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979

BALIBAR, Étienne. La crainte des masses – Politique et philosophie avant et après Marx. Paris: Éditions Galilée, 1997.

BENSAÏD, Daniel. Marx o intempestivo. Tradução de M. Guerra. Rio: Civilização Brasileira, 1999.

______. Louis Althusser et le mystère de la rencontre. Disponível em: <http://www.marxau21.fr/index.php/textes-figures-du-marxisme/althusser-louis/86-althusser-et-le-mystere-de-la-rencontre>. trata-se de um capítlo de Résistances – Essai de taupologie générale. Paris: Fayard, 2001

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Hégémonie. In: Dictionnaire critique du marxisme. Organizado por Gérard Bensussan e Georges Labica. Paris: PUF, 1999.

DERRIDA, Jacques. L’Université sans condition. Paris: Galilée, 2001.

GARO, Isabelle. Louis Althusser: l’idéologie, entre philosophie et politique, disponível no endereço http://www.marxau21.fr/index.php/textes-figures-du-marxisme/althusser-louis/28-louis-althusser-lideologie-entre-philosophie-et-politique .

HEGEL, G. W. F. Phénoménologie de l’esprit, tomos I e II. Tradução de Jean Hyppolite. Paris : Aubier-Montaigne, (1941), 1975 et 1983

______. Science de la logique, livro primeiro, primeiro tomo, La doctrine de l’Être. Tradução Pierre-Jean Labarrière e Gwendoline Jarczyk. Paris : Aubier-Montagne, (1972) 1987

______. Science de la logique, livro II, primeiro tomo, La doctrine de l’essence. Tradução Pierre-Jean Labarrière e Gwendoline Jarczyk. Paris : Aubier-Montaigne, (1976) 1982

______. Science de la logique, segundo tomo, La Logique subjective ou doctrine du concept. Tradução Pierre-Jean Labarrière e Gwendoline Jarczyk. Paris : Éditions Aubier-Montagne, 1981

______. Encyclopédie des sciences philosophiques – I - Science de la logique. Tradução Bernard Bourgeois. Paris : Vrin, (1970), 1994

______. Encyclopédie des sciences philosophiques II – Philosophie de la nature. Tradução Bernard Bourgeois. Paris : Vrin, 2004

______. Encyclopédie des sciences philosophiques III – Philosophie de l’esprit. Tradução Bernard Bourgeois : Paris, Vrin, 1988

______. Principes de la philosophie du droit. Tradução Jean-François Kervégan. Paris : PUF/Fondements de la politique, 1998 

______. La raison dans l’Histoire. Tradução Kostas Papaioannou. Paris : UGE/Plon, 1965

______. Leçons sur la philosophie de l’histoire. Tradução Jean Gibelin. Paris : J. Vrin, (1946), 1987

______. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio, tomo 3, Filosofia do espírito. Tradução Paulo Menezes, com colaboração de padre José Machado. São Paulo: Loyola, 1995

KERVÉGAN, Jean-François. L’Effectif et le rationnel – Hegel et l’esprit objectif. Paris: Vrin, 2007

KONDER, Leandro. A Questão da Ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002

LABICA, Georges. Le Statut Marxiste de la Philosophie. Bruxelas: Éditions Complexe, 1976

MARX, Karl. « Introduction » a « Pour une critique de la philosophie du droit de Hegel  ». In : Philosophie. Tradução Maximilien Rubel com Louis Évrard e Louis Janover. Paris: Gallimard/Folio,  (1843) 2005

MARX, Karl, e ENGELS, Friedrich. L’Idéologie allemande: critique de la philosophie allemande la plus récente dans la personne de ses représentants Feuerbach, B. Bauer et Stirner, et du socialisme allemand dans celle de ses différents prophètes. Tradução Henri Augier, Gilbert Badia, Jean Baudrillard e Renée Cartelle. Paris: Éditions sociales, (1845) 1968

______. Critique du programme de Gotha et d’Erfurt. Tradução Émile Bottigelli. Paris: Éditions sociales, (1875) 1966

MARCUSE, Herbert. L’Ontologie de Hegel et la Théorie de l’Historicité. Tradução Gérard Raulet e Henri-Alexis Baatsch. Paris: Gallimard/Tel, 1991

MCCUMBER, John. The Company of Words: Hegel, Language, and Systematic Philosophy. Evanston: Northwest University Press, 1993

RENAULT, Emmanuel.  Marx et l’Idée de Critique. Paris: PUF/ Philosophies, 1995

RICŒUR, Paul. Temps et Récit I e III. Paris : Seuil, 1983 e 1985

ŽIŽEK, Slavoj. “Class Struggle or Postmodernism ? Yes, Please !”. In: Contingency, Hegemony, Universality. Organizado por Judith Butler, Ernesto Laclau e Slavoj Žižek. Londres/New-York : Verso, 2000

______. “Holding the Place”. In: Contingency, Hegemony, Universality. Organizado por Judith Butler, Ernesto Laclau e Slavoj Žižek. Londres/New-York : Verso, 2000

______. Menos que nada – Hegel e a sombra do materialismo dialético. Tradução Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013

Data de registro: 21/12/2015

Data de aceite: 18/01/2017


Palavras-chave


Contingência. Filosofia da educação. Ética. Intersubjetividade.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Gustavo Chataignier

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

   


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Impresso: 0102-6801  e  ISSN Eletrônico: 1982-596X

Revista Qualis A2 em Educação e  B1 em Filosofia, ano base de 2015.

Associada às bases de dados: Repertoire Bibliographique dela Philosophie, The Philosopher’s Index, CIAFIC, SHS/DC, IRESIE, LATINDEX,  Refdoc, Biblioteca Brasileira de Educação, Sumários de Revistas Brasileiras, DIADORIM, EDUC@, PhilPapers Journal.

  

 

A Revista Educação e Filosofia está vinculada a: 

 

Atribuição de Registro DOI: