Para uma teoria da ação social

  • Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Teoria da ação social. Pressupostos implícitos. Modelo Simmel/Boudon.

Resumo

*Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas e professor adjunto da Universidade Estácio de Sá

Para uma teoria da ação social

Resumo:Este trabalho visa explicitar os meios que permitam constituir uma teoria da ação social que apresente uma explicação plausível e verificável das crenças, não importa qual disciplina a reivindique. Será examinada a oposição entre argumentos dos cientistas e dos não cientistas para mostrar que em ambos os a priori podem produzir enganos. Apresentaremos a hipótese de que os lugares-comuns são análogos aos a priori do modelo Simmel/Boudon, bem como similares às metáforas de base na acepção de Lakoff e Johnson. As metáforas não são os únicos esquemas para dizer o real, pois a metonímia e a dissociação de noções também são utilizadas e sua validade não pode ser estabelecida por um cálculo lógico, mas pela negociação de significados nas situações retórica e dialética. Por fim, apresentaremos as três circunstâncias que determinam as técnicas para dizer o real: a retórica, a dialética e a de ensino ou os procedimentos argumentativos situados.

Palavras-chave: Teoria da ação social. Pressupostos implícitos. Modelo Simmel/Boudon.

Towards a theory of social action

Abstract:The objective of this work is to explicit means that allow to constitute a theory of social action that presents a plausible and verifiable explanation of the beliefs that sustains it.We will examine initially the opposition between arguments of scientists and non-scientists to show that in both cases the a priori can produce mistakes. Then we present the hypothesis that the commonplaces are analogous to the a priori of the Simmel/Boudon model as well as to the embodied schemata in the definition of Lakoff and Johnson. The metaphors are nor the only scheme to say the real, since the metonymy and the dissociation of notions are also used and the validity can be established by the negotiation of meanings in rhetorical and dialectical situations. Finally, we expose the three circumstances that determine the technique to say the real: the rhetorical, the dialectical and the teaching or the situated argumentative procedures.

Keywords: Theory of social action. Implicit assumptions. Simmel/Boudon Model.

Para una teoria de la accción social

Resumén: El presente trabajo tiene por objeto aclarar los medios para constituir una teoría de la acción social que presente una explicación plausible y verificable de las creencias, no importa cual disciplina la reclame. Será examinada la oposición entre los argumentos de los científicos y no científicos para mostrar que tanto uno como otro los "a priori" puedem producir errores. Se presenta la hipótesis de que los lugares comunes son análogos a un modelo Simmel / Boudon priori y similar a las metáforas básicas en el sentido de Lakoff y Johnson. Las metáforas no son los únicos esquemas para decir la realidad, pués  la metonimia y la disociación de las nociones se utilizan también, y su validez no puede ser establecida mediante un cálculo lógico, si nó por la negociación de significado en las situaciones retóricas y dialécticas. Por último, se presentan las tres circunstancias que determinan las técnicas para contar la realidad: la retórica, dialéctica y la enseñanza o procedimientos argumentativos situados.

Palabras clave: Teoría de la acción social. Suposiciones implícitas. Modelo Simmel/Boudon.

Data de registro: 31/10/2015

Data de aceite: 23/03/2016

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Biografia do Autor

Tarso Bonilha Mazzotti, Universidade Estácio de Sá
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas e professor adjunto da Universidade Estácio de Sá
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Mazzotti, T. B. (2016). Para uma teoria da ação social. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 30(2016ESP), 313-328. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p313a328
Seção
Dossiê Retórica e Educação