Paideia sofista: a retórica na formação do cidadão democrático

  • Tatiane da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Sofistas. Paideia. Retórica. Educação Clássica.

Resumo

*Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Júlio de Mesquita Filho".

Apoio: FAPESP.

Paideia sofista: a retórica na formação do cidadão democrático

Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do advento da democracia e do surgimento de professores de retórica, os pensadores denominados Sofistas, na ampliação do conceito de paideia na Grécia Clássica. Os questionamentos dos Sofistas abriram caminho para a derrocada do império da physis, ordem natural que regia as normas estruturantes da sociedade e juntamente com a democracia, que colocou no cenário político os cidadãos até então excluídos, trouxeram o império do lógos, o domínio da palavra na resolução dos assuntos públicos. Assim, foi possível substituir a paideia aristocrática, que postulava a formação do jovem guerreiro e ocioso, pela paideia dos Sofistas, levando os cidadãos a tomarem consciência do valor da retórica para a vida democrática. Uma vez que a polis se realiza mediante ações e decisões humanas, a verdadeira educação é a participação na vida política.

Palavras-chave: Sofistas. Paideia. Retórica. Educação Clássica.

Sophistic Paideia: rhetoric in democratic citizen training

Abstract: This paper aims to explain the importance of the advent of democracy and the ascension of rhetorical professors, the thinkers called sophists, for the expansion of the paideia notion in Classical Greece. The sophists' questions open the path for the collapse of physis' empire, natural order which ruled the structural norms that organized the society, and together with democracy which put on political scene the excluded citizens, they brought the logos tyranny, the mastery of word in the resolution of the public affairs. Therefore, it becomes possible replacing the aristocratic paideia which postulated the education of warrior and ambitious young man, for the Sophists' paideia which taking the citizens become aware to the rhetoric's value for the democratic life. Once the polis is made by human actions and decisions, the true education is the participation in political life.

Keywords: Sophists. Paideia. Rhetoric. Classical Education.

Paideia Sofista: la retórica en la formulación del ciudadano democrático

Resumen: Este trabajo tiene en objetivo mostrar la importancia del advenimiento de la democracia y del surgimiento de profesores de retórica, los pensadores denominados sofistas, en la ampliación del concepto de paideia en la Grécia Clásica. Los cuestionamientos de los Sofistas abrieron el camino para el fin del imperio de la physis, el orden natural que regía las normas estructurales de la sociedad, y juntamente con la democracia, que puso en ámbito político los ciudadanos hasta entonces excluidos, trajeron el imperio del lógos, el dominio de la palabra en la resolución de los asuntos públicos. Por lo tanto, fue posible sustituir la paideia aristocrática, que postulaba la formación del joven guerrero y ocioso, por la paideia de los Sofistas, o que lleva los ciudadanos a tomar consciencia del valor de la retórica para una vida democrática. Una vez que la polis se realiza mediante las acciones y decisiones humanas, la verdadera educación es la participación en la vida política.

Palabras clave: Sofistas. Paideia. Retórica. Educación Clásica.

Data de registro: 31/10/2015

Data de aceite: 23/03/2016

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Silva, T. da. (2016). Paideia sofista: a retórica na formação do cidadão democrático. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 30(2016ESP), 191-212. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p191a212
Seção
Dossiê Retórica e Educação