Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação

  • Kellcia Rezende Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Unesp - Araraquara
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Professora do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Palavras-chave: Pesquisa educacional, Qualitativo, Quantitativo, Metodologia de pesquisa, Quanti-qualitativo

Resumo

* Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Araraquara-SP

** Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Araraquara-SP

Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação

Resumo: Uma das grandes discussões que tem sido alvo de constantes debates acadêmicos nas ciências humanas, concernente aos estudos sobre metodologia científica, é a predominância da abordagem qualitativa sob a quantitativa. Considerando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em analisar a abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, dando ênfase a suas aplicações no campo educacional. O trabalho apresenta as diferenciações entre as abordagens quantitativa e qualitativa e, posteriormente, a análise do debate da literatura da área, que defende a convergência de ambas as abordagens como alternativa a ser seguida nas ciências humanas, superando a dicotomia quantitativa-qualitativa. Esta defesa se pauta no entendimento que o qualitativo e o quantitativo se complementam e podem ser utilizados em conjunto nas pesquisas, possibilitando melhor contribuição para compreender os fenômenos educacionais investigados, que a cada vez mais se apresentam a partir de múltiplas facetas.
Palavras-chave: Metodologia de pesquisa. Pesquisa educacional. Qualitativo. Quantitativo. Quanti-qualitativo.

Quanti-qualitative approach: quantitative-qualitative dicotamyary survey in research in education

Abstract: One of the large discussions that have been the target of constant academic debates in the humanities, concerning the study of scientific methodology, is the predominance of the qualitative approach under the quantitative. Considering this fact, the aim of this study is to analyze the quanti-qualitative approach, emphasizing their applications in the educational field. The paper presents the differences between quantitative and qualitative approaches and then the analysis of the debate of the literature of the area, which advocates the convergence of both approaches as an alternative to be followed in the human sciences, exceeding the quantitative-qualitative dichotomy. This defense is guided on the understanding that the qualitative and quantitative complement each other and can be used in conjunction in the researches, enabling better contribution to understand the educational phenomena investigated, that ever more are presented from multiple facets.
Keywords: Research methodology. Educational research. Qualitative. Quantitative. Quanti-qualitative.

Enfoque cuantitativo y cualitativo: la superación de la dicotomia cuantitativa-cualitativo em la investigación em educación

Resumen: Uno de los grandes debates que han sido objeto de constantes debates académicos en humanidades, en relación con el estudio de la metodologia científica, es el predominio del enfoque cualitativo en lo cuantitativo. Teniendo en cuenta este hecho, el objetivo de este estudio es analizar el enfoque de investigación cuantitativa y cualitativa, con énfasis en sus aplicaciones en el campo de la educación.El artículo presenta las diferencias entre lo cuantitativo y lo cualitativo y lo posteriormente el análisis de la literatura en esta área debate, que apoya la convergencia de ambos enfoques como alternativas a seguir en las ciencias de la vida, la superación de la dicotomía cuantitativo y cualitativo. Esta defensa se guía en la comprensión del complemento cualitativa y cuantitativa entre sí y se puede utilizar juntos en las urnas, lo que permite una mejor contribución a la comprensión de los fenómenos educativos investigados, la cada vez más presente de múltiples facetas.
Palabras clave: Metodología de la investigación.La investigación educativa. Cualitativa. Cuantitativa. Cuantitativa y cualitativa.

 

Data de registro: 24/02/2015

Data de aceite: 18/11/2015

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Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Unesp - Araraquara

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Araraquara-SP

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Professora do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Araraquara-SP

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Publicado
2017-04-27
Como Citar
Souza, K. R., & Kerbauy, M. T. M. (2017). Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 31(61), 21-44. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44
Seção
Artigos