Educação e Filosofia

ISSN Impresso 0102-6801  e  ISSN Eletrônico 1982-596X
Avaliação Capes-Qualis: Educação – A2 / Filosofia – B1
A Revista Educação e Filosofia é uma publicação da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, trabalhando em colaboração com os respectivos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia. Periodicidade semestral, publicada desde 1986. Está indexada em nove repertórios internacionais e quatro nacionais e mantém aproximadamente trezentas permutas no país e no exterior, publicando textos nos idiomas português, alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Educação e Filosofia tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento nas referidas áreas. 

 

A morte de um verdadeiro homem

Dennys Garcia Xavier[1]

 

Giovanni Reale, um dos mais importantes estudiosos da Filosofia Antiga, nos deixou recentemente. Falar sobre ele não é, para mim, tarefa das mais simples: devo a um livro escrito por Reale minha carreira, meu amor a Platão e, por via de consequência, algumas das minhas mais significativas realizações. Quando resolvi, ainda no início do mestrado, fazer meu doutorado na Itália, sonhava estudar sob sua orientação. Diversos acontecimentos me afastaram da possibilidade de uma convivência estreita com Reale: acabei optando por estudar com o seu mais brilhante discípulo, Maurizio Migliori, um homem não menos importante para aqueles que se dedicam a compreender o enigmático espírito de Platão.

Meu primeiro contato pessoal com Reale se deu na belíssima cidade de Como, norte da Itália, por ocasião de um congresso da International Plato Society (IPS), em 2006. O encontro com um ídolo é sempre algo impactante: estava diante daquele que me abriu os olhos para o que vim a considerar o que há de melhor no infinito elenco das produções humanas...não é pouca coisa. Muito acessível e cordial, Reale confirmou ali a impressão que um jovem estudioso de Filosofia Antiga tinha dele: eu estava diante de um homem que compreendeu, para além da competência estritamente técnica, o que subjaz o exercício da filosofia no Mundo Clássico Antigo. Reale viveu o que ensinou, numa realidade em que discurso filosófico e vida já não andam mais juntos há tempos!

No dia da morte de Reale, recebi email comovido de meu mestre e amigo, Maurizio Migliori. Ele – que teve a honra de compartilhar anos de estudos e profundo sentimento de companheirismo com seu professor – estava, é compreensível, sem chão. Migliori disse: “Dennys, o triste é que perdemos um verdadeiro homem...há poucos por ai...”. Como sempre, tem razão Migliori: há poucos homens que merecem tal qualificativo hoje em dia. A morte de Reale faz com que a vida por aqui fique pior...ela, que já não é das melhores. Fiquem com a entrevista que ele me concedeu para edição comemorativa de nossa querida Educação e Filosofia. Um sopro de sabedoria num mundo imerso na ignorância.

 

Link da Entrevista com Giovanni Reale:

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/240/243/

 

 

 



[1] Professor Adjunto de Filosofia Antiga do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Presidente da Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP).

                                                                                                         


INFORMAMOS QUE A REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA SOMENTE ACEITA CONTRIBUIÇÕES DE MESTRES, DOUTORANDOS E DOUTORES.
Criar pagina
Nº de visitas


ISSN: 1982-596X