Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática

  • Ana Carolina Igawa Barbosa Governo do Estado de Minas Gerais
  • Odaléa Aparecida Viana
Palavras-chave: Psicologia da Educação Matemática, Ensino de geometria, Educação Matemática

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar as decisões de uma professora de matemática no processo de elaboração e aplicação de uma sequência didática que visava à aprendizagem do conceito de polígono. O trabalho foi desenvolvido junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/ XXX e direcionado a alunos do sexto ano do ensino fundamental. Foram elencadas quatro tomadas de decisão relativas a: (a) elaboração do material de aprendizagem (livro didático ou material próprio); (b) estratégia de ensino (recepção verbal ou descobrimento); (c) promoção dos diálogos (definições formais ou informais) e (d) condução da postura de aprendizagem (significativa ou mecânica). As análises evidenciaram a opção por construir um material potencialmente significativo; por encaminhar a aprendizagem por recepção verbal; por promover diálogos que resgatavam as palavras dos próprios estudantes, mas com incentivo às definições formais, e por conduzir a aula de modo a incentivar a postura de responsabilidade para aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Igawa Barbosa, Governo do Estado de Minas Gerais

Professora de Matemática da rede estadual, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
Igawa Barbosa, A. C., & Viana, O. A. (2020). Aprendizagem significativa do conceito de polígono e as tomadas de decisão de uma professora de matemática. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS , 1(1), 7-26. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50091
Seção
Artigos - Educação Matemática