O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito submetido se enquadra no âmbito das áreas de Educação, Estatística, Matemática Pura ou Matemática Aplicada;
  • O manuscrito se enquadra em uma das seguintes categorias: resultados, finais ou parciais, de pesquisas científicas; resenhas/revisões de produções científicas ou acadêmicas; relatos de experiências; produtos educacionais obtidos no âmbito de programas de mestrado profissional.
  • O número de palavras do resumo está entre 150 e 300.
  • Seguem-se, ao resumo, 3 a 5 palavras-chave.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • Em caso de submissão a uma seção sujeita à avaliação pelos pares (ex.: artigos) foram seguidas as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega .
  • O manuscrito submetido não foi ou está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao editor'.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Pelo menos um dos autores possui título de Doutor, sendo os demais autores professores/pesquisadores de Instituições de Ensino Básico ou superior ou alunos de Instituições de Ensino superior.
  • O trabalho não apresenta nenhuma identificação de sua autoria.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para avaliação e publicação no periódico Brazilian Electronic Journal of Mathematics, deverão ser preparados em Word (ver template Word) ou no padrão TeX, utilizando o template Modelo-Bejom.tex (ver Template TEX).

Na escolha do  template Word  o preâmbulo (parte que contém o título, autores, resumo e abstract)  assim como a formatação do corpo do texto, não devem ser alterados, mantendo a formatação original. Basta que o autor proceda à substituição dos mesmos, sem alterar a formatação.

Note que, para a confecção de artigos na linguagem TeX, o autor deve salvar o template  Modelo-Bejom.tex na mesma pasta que o arquivo BEJOM.cls.

Os textos submetidos devem estar no formato pdf e conter no mínimo 12 e máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso. A seguir são apresentados os principais aspectos para a formatação do texto.  O autor deve clicar aqui e baixar os templates no formato Word ou LaTex. Os templates são modelos pré formatados e trazem informações mais detalhadas sobre a formatação. Solicita-se que não sejam alteradas as configurações destes arquivos.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:

Papel A4 (21 cm de largura e 29,7 cm de altura)

Largura: 16 cm

Altura: 23,7 cm

Numeração: páginas Não numeradas

Margem Superior: 3 cm

Margem Inferior: 2,5 cm

Margens esquerda e direita: 3 cm

Fonte: Times New Roman

Tamanho da Fonte: corpo 12

Espaço entrelinhas: 1,5 cm

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem, em fonte de tamanho 10. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior. 

Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

 Preâmbulo (Cabeçalho)  

Títulos: 

Título principal: fonte times new roman, tamanho 20, sem negrito ou sublinhado, centralizado. Deve ser escrito em português se o texto estiver em português, em inglês se o texto estiver em inglês ou em espanhol se o texto estiver em espanhol. O título principal deve ser acompanhado de nota de rodapé, indicada por asterisco (*), na qual devem constar os agradecimentos por auxílio e/ ou indicar se o trabalho foi apresentado em congresso (quando for o caso).

Título secundário: fonte times new roman, tamanho 14, sem negrito ou sublinhado, centralizado. Deve ser escrito em inglês se o texto estiver em português, em português se o texto estiver em inglês ou espanhol.

Título terciário: Somente para textos escritos em espanhol. fonte times new roman, tamanho 14, sem negrito ou sublinhado. Deve ser escrito em inglês.

Nome do(s) autor(es)/Filiação científica,  nomes ecritos por extenso, duas linhas abaixo do título, centralizados, um em cada linha. Para a filiação científica utilizar notas de rodapé, numeradas em sequência, constando a titulação máxima, o nome da instituição (escola, faculdade ou instituto) a que pertence, o nome da universidade (sigla) e o endereço eletrônico do(s) autor(es).

Resumos: trabalhos escritos em português devem conter dois resumos, sendo o promeiro em português e osegundo em inglês. Trabalhos escritos em inglês devem conter dois resumos sendo o primeiro em inglês e o segundo em português. Trabalhos escritos em espanhol devem conter dois resumos, sendo o primeiro em espanhol, o segundo em português. Cada resumo deve conter 200 palavras no mínimo e 300 no máximo. O primeiro resumo deve aparecer  duas linhas abaixo do nome do autor, sem parágrafo. Os resumos  não devem conter fórmulas ou figuras e seguir as seguintes tabulações:

Espaçamento Entre linhas: 1,5 linhas

Espaçamento antes e depois : 6 pt.

Recuo à direita e esquerda: 0,5 cm.

Palavras - chave: Três a cinco palavras-chave, escritas em  português e inglês (texto em português), ou (inglês e português (textos em inglês) ou  Espanhol, português e inglês (textos em espanhol), duas linhas abaixo do resumo, separadas por ponto, fonte tamanho 11.

Corpo do Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e espaçamento duplo entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à  esquerda, em negrito e sem parágrafo. 

Os artigos devem conter: a) Introdução/referencial teórico; b) desenvolvimento/materiais e métodos; c) análise/ resultados; d) conclusão (quando for o caso); e) referências bibliográficas. Os títulos das seções de a) a e) podem ser alterados de acordo com a conveniência dos autores, desde que todos os elementos citados encontrem-se representados ao longo do corpo do  texto.

 Anexos e/ou Apêndices: serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

 Tabelas: devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, precedido pela palavra Tabela nº, acima da tabela (ver template).

Figuras: As figuras devem fazer parte do texto, colocadas nos locais em que aparecerão no texto. As figuras devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e iniciadas pelo termo FIGURA  como aparece nos templates. Tanto nos manuscritos editados em  Word (.doc ou .docx), quanto nos manuscritos editados em LaTex as figuras devem aparecer no texto, porém, caso o artigo seja aceito, os arquivos com as figuras deverão ser enviados separadamente, em formato .jpeg (Word) ou .eps (LaTex),  junto com o arquivo de texto Word (.doc ou .docx) ou LaTex. Para outro formato de figuras sugerimos ao autor entrar em contato com o editor pelo email bejomufu@gmail.com.

Título de seção: fonte 16 - negrito - Numeração sem ponto ou traço, seguida de 4 espaços, somente primeira letra  maiúscula, sem recuo.

Título de subseção: fonte 12 - Negrito - Numeração sem ponto ou traço, seguida de 4 espaços -somente primeira letra em Maiúsculo, sem recuo.

Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Duas linhas abaixo, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.

Referências complementares: os autores poderão indicar obras complementares relacionadas a temática abordada. Essas referências devem seguir o mesmo padrão indicado no item g.

Exemplos básicos:

Livros:  AUTOR (SOBRENOME, Nome abreviado). Título do livro em negrito: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.

Exemplos:

[1] CANÁRIO, R. A escola tem futuro? das promessas as incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

 Capítulos de livros

[2] LOMBARDI, J. C. A importância da abordagem histórica da gestão educacional. In: ANDREOTTI, A. L.; LOMBARDI, J. C.; MINTO, L. W. (orgs.) História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas: Alínea, 2010, p. 47-66.

Dissertações e teses

[3] GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino e aprendizagem de Matemática. 1995. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

Artigos em periódicos

[4] GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 10, p.43-49, 1999.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

[5] ALMEIDA, J. L.; TEIXEIRA JUNIOR, J. G. Reflexões acerca da inclusão de alunos com surdez em aula de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Campinas. Anais....Campinas: UNICAMP, 2011. p.234-243.

Publicação On-line - Internet

[6] PERLES, J. B. O gênero textual no suporte jornal: controvérsias e propostas. Biblioteca on line de ciências da comunicação, Portugal, 20 de abril de 2006. Disponível em http//www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-genero-textual.pdf. Acesso em 24 de outubro de 2011.

Citação no texto.

São permitidas duas formas de citação;

1. O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (PRADO, 2009). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Marim (2011) assinala..... Nas citações diretas é necessário especificar página(s) esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (GERMANO, 1949, p. 513).

2. Para fazer citação a uma referência bibliográfica utilizar o formato [nº] como no exemplo a seguir:

A referência bibliográfica [1] refere-se a livro. para textos em LaTex utilizar o comando \cite{ }.

Informações importantes:

A aceitação dos trabalhos para publicação é subordinada à prévia aprovação do Comitê Editorial e ao atendimento das condições especificadas abaixo:

  1. A submissão dos trabalhos deve ser realizada exclusivamente por meio desta plataforma, acessando a página como autor do periódico Brazilian Electronic Journal of Mathematics (BEJOM), e seguindo o link"nova submissão".
  2. O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores.
  3. É de responsabilidade dos autores as correções sintáticas, ortográficas e bibliográficas, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado em sua versão final. A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pela Equipe Editorial do periódico.
  4. Todas as propostas submetidas ao periódico BEJOM para publicação deverão ser: : resultados, finais ou parciais, de pesquisas científicas; resenhas/revisões de produções científicas ou acadêmicas; relatos de experiências; produtos educacionais obtidos no âmbito de programas de mestrado profissional, que apresentem consistência e rigor em sua abordagem e que se enquadrem no âmbito das áreas de Educação, Estatística, Matemática Pura ou Matemática Aplicada;
  5. Qualquer trabalho submetido ao periódico Brazilian Electronic Journal of Mathematics (BEJOM) não pode ser submetido para publicação em outra revista. Situações excepcionais, tais como resultados publicados em anais de eventos ou outros casos, devem ser justificadas em "Comentários ao editor".
  6. Os trabalhos submetidos à publicação passam previamente pela análise da Equipe Editorial e posteriormente são encaminhados para apreciação do Conselho Consultor. A escolha dos avaliadores leva em consideração o tema e a abordagem do trabalho, a competência técnica específica dos consultores e a ausência de conflito de interesses.
  7. O periódico BEJOM procede à avaliação cega, por pares, podendo resultar em uma das seguintes situações: Trabalho aceito (publicação conforme apresentado).  Trabalho aceito com correções. Correções obrigatórias.  Trabalho não aceito. 
  1. Após a análise, serão enviados aos autores responsáveis pelo contato com o periódico BEJOM, o comunicado sobre a decisão final, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores responsáveis para que as modificações necessárias sejam efetuadas.
  2. O periódico BEJOM possui fluxo de recebimento e processamento contínuo.

Artigos - Educação Matemática

Política padrão de seção

Artigos - Matemática Aplicada

Política padrão de seção

Artigos - Matemática Pura

Política padrão de seção

Artigos - Estatística

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.