O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao editor'.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para avaliação e publicação no periódico Brazilian Electronic Journal of Mathematics, deverão ser preparados em Word (ver Template Word) ou no padrão TeX, utilizando o template Modelo-Bejom.tex (ver Template TeX).

Na escolha do  template Word  o preâmbulo (parte que contém o título, autores, resumo e abstract)  assim como a formatação do corpo do texto, não devem ser alterados, mantendo a formatação original. Basta que o autor proceda à substituição dos mesmos, sem alterar a formatação.

Note que, para a confecção de artigos na linguagem TeX, o autor deve salvar o template  Modelo-Bejom.tex na mesma pasta que o arquivo BEJOM.cls.

Os textos submetidos devem estar no formato pdf e conter no mínimo 12 e máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso. A seguir são apresentados os principais aspectos para a formatação do texto.  O autor deve clicar aqui e baixar os templates no formato Word ou LaTex. Os templates são modelos pré formatados e trazem informações mais detalhadas sobre a formatação. Solicita-se que não sejam alteradas as configurações destes arquivos.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:

Papel A4 (21 cm de largura e 29,7 cm de altura)

Largura: 16 cm

Altura: 23,7 cm

Numeração: páginas Não numeradas

Margem Superior: 3 cm

Margem Inferior: 2,5 cm

Margens esquerda e direita: 3 cm

Fonte: Times New Roman

Tamanho da Fonte: corpo 12

Espaço entrelinhas: 1,5 cm

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem, em fonte de tamanho 10. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior. 

Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

 Preâmbulo (Cabeçalho)  

Títulos: 

Título principal: fonte times new roman, tamanho 20, sem negrito ou sublinhado, centralizado. Deve ser escrito em português se o texto estiver em português, em inglês se o texto estiver em inglês ou em espanhol se o texto estiver em espanhol. O título principal deve ser acompanhado de nota de rodapé, indicada por asterisco (*), na qual devem constar os agradecimentos por auxílio e/ ou indicar se o trabalho foi apresentado em congresso (quando for o caso).

Título secundário: fonte times new roman, tamanho 14, sem negrito ou sublinhado, centralizado. Deve ser escrito em inglês se o texto estiver em português, em português se o texto estiver em inglês ou espanhol.

Título terciário: Somente para textos escritos em espanhol. fonte times new roman, tamanho 14, sem negrito ou sublinhado. Deve ser escrito em inglês.

Nome do(s) autor(es)/Filiação científica,  nomes ecritos por extenso, duas linhas abaixo do título, centralizados, um em cada linha. Para a filiação científica utilizar notas de rodapé, numeradas em sequência, constando a titulação máxima, o nome da instituição (escola, faculdade ou instituto) a que pertence, o nome da universidade (sigla) e o endereço eletrônico do(s) autor(es).

Resumos: trabalhos escritos em português devem conter dois resumos, sendo o promeiro em português e osegundo em inglês. Trabalhos escritos em ingl~Es dedevem conter dois resumos sendo o primeiro em inglês e o segundo em português. Trabalhos escritos em espanhol devem conter três resumos, sendo o primeiro em espanhol, o segundo em português e o terceiro em inglês. Cada resumo deve conter no  200 palavras no mínimo e 300 no máximo. Os primeiro resumo deve aparecer  duas linhas abaixo do nome do autor, sem parágrafo. Os resumos  não devem conter fórmulas ou figuras e seguir as seguintes tabulações:

Espaçamento Entre linhas: 1,5 linhas

Espaçamento antes e depois : 6 pt.

Recuo à direita e esquerda: 0,5 cm.

Palavras - chave: Três a cinco palavras-chave, escritas em  português e inglês (texto em português), ou (inglês e português (textos em inglês) ou  Espanhol, português e inglês (textos em espanhol), duas linhas abaixo do resumo, separadas por ponto, fonte tamanho 11.

Corpo do Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e espaçamento duplo entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à  esquerda, em negrito e sem parágrafo. 

Os artigos devem conter: a) Introdução/referencial teórico; b) desenvolvimento/materiais e métodos; c) análise/ resultados; d) conclusão (quando for o caso); e) referências bibliográficas. Os títulos das seções de a) a e) podem ser alterados de acordo com a conveniência dos autores, desde que todos os elementos citados encontrem-se representados ao longo do corpo do  texto.

 Anexos e/ou Apêndices: serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

 Tabelas: devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, precedido pela palavra Tabela nº, acima da tabela (ver template).

Figuras: As figuras devem fazer parte do texto, colocadas nos locais em que aparecerão no texto. As figuras devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e iniciadas pelo termo FIGURA  como aparece nos templates. Nos manuscritos editados em  Word (.doc ou .docx) não é necessário enviar as figuras separadamente. Nos manuscritos editados em LaTex as figuras devem aparecer no texto, porém, caso o artigo seja aceito, os arquivos com as figuras deverão ser enviados separadamente, junto com o arquivo .TEX. Neste caso as figuras devem estar em formato .eps. Para outro formato de figuras sugerimos ao autor entrar em contato com o editor pelo email bejomufu@gmail.com.

Título de seção: fonte 16 - negrito - Numeração sem ponto ou traço, seguida de 4 espaços, somente primeira letra  maiúscula, sem recuo.

Título de subseção: fonte 12 - Negrito - Numeração sem ponto ou traço, seguida de 4 espaços -somente primeira letra em Maiúsculo, sem recuo.

Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Duas linhas abaixo, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.

Referências complementares: os autores poderão indicar obras complementares relacionadas a temática abordada. Essas referências devem seguir o mesmo padrão indicado no item g.

Exemplos básicos:

Livros:  AUTOR (SOBRENOME, Nome abreviado). Título do livro em negrito: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.

Exemplos:

[1] CANÁRIO, R. A escola tem futuro? das promessas as incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

 Capítulos de livros

[2] LOMBARDI, J. C. A importância da abordagem histórica da gestão educacional. In: ANDREOTTI, A. L.; LOMBARDI, J. C.; MINTO, L. W. (orgs.) História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas: Alínea, 2010, p. 47-66.

Dissertações e teses

[3] GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino e aprendizagem de Matemática. 1995. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

Artigos em periódicos

[4] GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 10, p.43-49, 1999.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

[5] ALMEIDA, J. L.; TEIXEIRA JUNIOR, J. G. Reflexões acerca da inclusão de alunos com surdez em aula de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Campinas. Anais....Campinas: UNICAMP, 2011. p.234-243.

Publicação On-line - Internet

[6] PERLES, J. B. O gênero textual no suporte jornal: controvérsias e propostas. Biblioteca on line de ciências da comunicação, Portugal, 20 de abril de 2006. Disponível em http//www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-genero-textual.pdf. Acesso em 24 de outubro de 2011.

Citação no texto.

São permitidas duas formas de citação;

1. O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (PRADO, 2009). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Marim (2011) assinala..... Nas citações diretas é necessário especificar página(s) esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (GERMANO, 1949, p. 513).

2. Para fazer citação a uma referência bibliográfica utilizar o formato [nº] como no exemplo a seguir:

A referência bibliográfica [1] refere-se a livro. para textos em LaTex utilizar o comando \cite{ }.

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